FCC lança poliuretano termoplástico expandido

05.09.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Entre as características do composto estão a leveza e a facilidade de injeção
Utilizar a tecnologia na busca por materiais de alta performance e que melhorem a produtividade da indústria calçadista está na essência da FCC (Campo Bom/RS). Por isso, a empresa apresenta ao mercado o Poliuretano Termoplástico (TPU) expandido. “Esse lançamento nasceu para competir com a Borracha e o Poliuretano (PU) Derramado, já que ambos são polímeros termofixos e com processo mais caros, além da borracha ser mais pesada. O objetivo era fazer um composto termoplástico, com uma densidade baixa e que tenha boas propriedades”, destaca Filipe Schmitt, gestor de inovação e mercado da FCC.

Outra qualidade do TPU expandido é que o mercado já possui o know-how de moldes e processos de injeção, uma vez que é um produto similar ao PVC expandido nestes quesitos. A máquina injetora rotativa reduz os ciclos e, consequentemente, os custos do processo. “Apesar dessa similaridade com a matriz e injeção do PVC, as propriedades do TPU expandido são ótimas. Estamos falando de uma abrasão abaixo de 100mm³, densidade de 0,64g/cm³, enquanto um TPU compacto é de 1,23 g/cm³, além da resistência à flexão a frio, que o PVC não possui. Trata-se de um material de alta propriedade”, destaca Schmitt.

Além de se destacar pelas propriedades mecânicas, o TPU expandido é um material com toque emborrachado e que permite a redução de etapas na colagem, podendo ser usado tanto no segmento esportivo quanto feminino. Em relação ao PVC expandido, atende todos os requisitos para exportação, além de não migrar pigmentos do cabedal para o solado. Já em relação ao PU: é reciclável (15%), sem brilho e possui processo mais simples e resistência à hidrólise. Além disso, não tem necessidade de controle de temperaturas e tempos e não emite tóxicos.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.