Fábrica Conceito produzirá calçado desenvolvido pelo Senai

27.08.2018 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Michel Pozzebon/GES-Especial
A estudante do Técnico de Design de Calçados Mariana Saldanha Franz idealizou o produto
Três versões de um sapato feminino desenvolvidas pelo Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística (IST Calçado e Logística), de Novo Hamburgo/RS, serão montadas e acabadas durante a Fimec 2019 - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. O produto, criado por uma aluna do Curso Técnico de Design, sairá de uma das cinco esteiras da Fábrica Conceito, iniciativa que produz peças em tempo real, dentro do evento, e utiliza inovações em processos, materiais e tecnologia.

A ação inédita faz parte do projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019. Promover o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial frente ao setor calçadista é o objetivo da iniciativa. Por isso, a instituição ficou responsável por desenvolver um projeto de calçado próprio e produzir seus componentes. E mais: alunos do curso Aprendizagem Industrial do IST Calçado e Logística farão a montagem e acabamento do produto. “Com esta parceria, queremos dar visibilidade aos nossos alunos, além de mostrar as competências que o Senai-RS tem para desenvolver ações voltadas ao setor calçadista”, sublinha a gerente de operações do IST Calçado e Logística, Arlete Accurso.

A iniciativa é do IST Calçado e Logística, Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente (Estância Velha/RS), Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros (São Leopoldo/RS) e Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica (São Leopoldo/RS).

****

Calçado selecionado

A primeira etapa do projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019 consistiu na pesquisa e na elaboração de propostas de modelos de calçados. Para tanto, foi lançado um desafio para a criação de propostas de modelos entre os alunos do curso Técnico de Design de Calçados do IST Calçado e Logística.

Um modelo feminino com solado anabela, desenvolvido por Mariana Saldanha Franz, aluna do terceiro módulo do Técnico de Design de Calçados, foi o selecionado por profissionais do mercado e professores. O produto criado pela estudante será montado e acabado na Fábrica Conceito, durante a Fimec 2019.

O modelo idealizado explora o tema “Freeway, Highway”. A persona para a qual ele foi pensado é alguém de personalidade forte, da Geração Y - entre 25 aos 35 anos - e com gosto por música e moda retrô dos anos 1970 ou 1980.

A proposta de Mariana foi desdobrada em três versões: a original, uma com bordado e outra com biqueira. “As três versões do calçado levam a mesma sola, o mesmo metal e a mesma vira. Porém, os materiais do cabedal são diferentes”, explica a estudante.

O modelo feminino com cabedal decotado e solado anabela terá como matéria-prima principal o couro em diferentes versões de cores e estampas.

Proposta viável

Elenilton Gerson Berwanger, analista de serviços técnicos e tecnológicos do IST Calçado e Logística, explica que os estudantes do Técnico em Design de Calçados receberam um briefing para o desenvolvimento do modelo, sendo que a pesquisa e a definição da temática foram autorais. “Entre as observações estavam a informação sobre materiais que poderiam ser utilizados e a conciliação entre as questões criativas e técnicas de um novo projeto de calçado. Também foi levada em consideração a viabilidade da produção deste modelo pelos alunos do curso de Aprendizagem Industrial, a partir da estrutura da Fábrica Conceito.”

O analista acrescenta que foram apresentadas diversas propostas de modelos de calçados. “Os alunos trouxeram algumas propostas mais complexas e outras mais simples. Ou seja: um retrato do mercado, que apresenta uma variedade de produtos para atender a todas as demandas dos consumidores”, sustenta o professor.

Fábrica Conceito

Com a fabricação de calçados em tempo real, a Fábrica Conceito – iniciativa do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC), Coelho Assessoria Empresarial e Fenac – funciona como uma verdadeira indústria. Os visitantes da feira podem observar, de maneira muito próxima, os produtos que estão sendo produzidos, visualizando as novidades em termos de máquinas, equipamentos e processos de produção.

A série

Composta por cinco reportagens, a série Indústria em Evolução demonstra o processo de desenvolvimento de um calçado. A primeira matéria veiculada, publicada nesta página, detalha a proposta de participação do SENAI na Fábrica Conceito da Fimec 2019 e apresenta o projeto que está sendo desenvolvido.

As demais reportagens abordarão, em ordem de veiculação: Desenvolvimento de Couros; Modelagem, Protótipos e Avaliação Técnica de Calce; Desenvolvimento de Matrizes de Solado e Injeção de Solados; Corte de Calçados e Treinamento dos Alunos para Participação na Fimec 2019.

A série Indústria em Evolução ilustra o projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019, desenvolvido pelas unidades Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística, Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio ambiente, Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros e Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica. Estas instituições atuam na pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos, consultorias tecnológicas, serviços laboratoriais e atividades educacionais (cursos aberto e treinamentos in company) nas suas diversas áreas de atuação. Contam com equipe técnica multidisciplinar altamente especializada, infraestrutura laboratorial completa, equipam entos modernos e possibilidades de fomento ao desenvolvimento de projetos inovadores.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.