Com baixa demanda, Universo Dakota fecha fábrica no RS

08.08.2018 - Mary Silva

Os obstáculos enfrentados pelo setor calçadista nos últimos anos pesaram além do suportável para o Universo Dakota (Nova Petrópolis/RS). No dia 27 de julho, a companhia fechou as portas de sua unidade fabril no município de Sarandi/RS, dispensando cerca de 90 trabalhadores.

A produção gaúcha do Grupo agora se concentra na sede da empresa. “O mercado vem passando por diversas dificuldades e fomos obrigados a diminuir gradualmente as atividades. Sempre conversamos com os funcionários e representantes sindicais sobre a situação e, agora, com pesar, acabamos encerrando”, afirma a companhia, por meio de seu departamento jurídico.

A planta instalada em Sarandi produzia, por dia, cerca de 800 pares da marca Tanara, que vem sofrendo perda de mercado há algumas temporadas. De acordo com os porta-vozes do Universo Dakota, tudo se agravou após a greve dos caminhoneiros, no final de maio.

“De uns dois anos para cá, o cenário foi mudando e houve uma grande redução nos pedidos. Além disso, durante a paralisação dos transportes, tudo ficou parado por dez dias, com perdas irreparáveis”, pontuam, acrescentando que o consumo dos produtos desacelerou ainda mais, por conta do episódio.

Outros fatores que justificam o fechamento da fábrica são o crescimento da inadimplência e a complexidade na logística de matérias-primas e produtos, tornando as atividades insustentáveis.

Esperando a poeira baixar

O imóvel em Sarandi pertence ao Universo Dakota e não está descartada a possibilidade de retornar com a fabricação de calçados. “Estamos saindo de cabeça erguida, pois garantimos os direitos dos trabalhadores e cumprimos com todas as nossas obrigações tributárias. Era uma unidade muito produtiva, em uma comunidade acolhedora. Vamos deixar a poeira baixar e, caso o mercado reaja, talvez possamos voltar a produzir lá”, pontuam.

Em funcionamento desde 1988 no município gaúcho, a empresa já havia demitido, aos poucos, outros 90 colaboradores nos últimos dois anos, segundo o encarregado jurídico. Em sua trajetória, a unidade ofereceu oportunidade de trabalho a mais de 800 profissionais. Na sede da companhia, em Nova Petrópolis, aproximadamente, 700 pessoas fazem parte do quadro, produzindo uma média de 2 mil pares de calçados por dia.

O Universo Dakota conta ainda com três filiais no Ceará e uma no Sergipe, além da Mississipi Indústria de Calçados S/A, que possui uma unidade no estado do Ceará, totalizando 12 mil colaboradores no grupo. A capacidade de produção é de 90 mil pares de calçados por dia, distribuídos em diversos países.

A seguir, leia a nota oficial divulgada pelo Universo Dakota sobre o assunto:

“NOTA OFICIAL

Em virtude do atual cenário econômico, com redução do consumo, baixo número de pedidos e alta inadimplência, a Dakota entende ser necessária a readequação de suas atividades de produção.
Considerando tais fatos, a Dakota comunica que decidiu pelo encerramento das atividades de sua unidade de produção localizada na cidade de Sarandi/RS, a partir do dia 27/07/2018, centralizando sua produção no Rio Grande do Sul na cidade de Nova Petrópolis/RS.
A Dakota é sensível a situação dos profissionais que trabalham na unidade, ressaltando que seu desligamento será realizado mediante o cumprimento de todos os direitos legalmente previstos.
Informa que durante o período de atividade da unidade sempre permaneceu com todas suas obrigações trabalhistas e tributárias em dia, ressaltando que, uma vez que a conjectura do mercado for alterada, avaliará a retomada das atividades na unidade.
A empresa agradece à comunidade local, colaboradores, parceiros e à Prefeitura da cidade pelas contribuições à empresa nesse período de atuação.

A Direção.”

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.