Setor calçadista demite mais de 300 trabalhadores em Parobé

20.07.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Na primeira quinzena de julho 320 trabalhadores do setor calçadista em Parobé/RS, no Vale do Paranhana, perderam seus empregos. A informação é de levantamento divulgado pelo Sindicato dos Sapateiros de Parobé (Sindiparobé). “Estamos acompanhando todas as informações e tentando averiguar qual será o impacto desta situação”, comentou o presidente da entidade, João Pires.

No dia 5 de julho, a Bottero anunciou o fechamento de quatro unidades produtivas, sendo uma delas em Parobé, cidade na qual a empresa está sediada e onde ainda mantém outras dez fábricas. Com o encerramento das atividades de uma unidade parobeense, a fabricante desligou 250 trabalhadores.

Ao longo da primeira quinzena de julho, outros 70 trabalhadores foram desligados da Calçados Bibi.

Precarização dos postos de trabalho

O presidente do Sindiparobé avalia que as demissões não são decorrentes da crise econômica, mas, sim de uma decisão estratégia das empresas. Porém, a expectativa do dirigente, é que a partir da produção das coleções de primavera/verão, os funcionários sejam realocados novamente em empresas na cidade. Mas, Pires demonstra preocupação em garantir que não haja a precarização dos postos de trabalho. “A partir do momento em que eles retornem à indústria, nós estaremos verificando a situação destas contratações”, sustentou.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.