Francal 2018: painel debate o papel do representante no mercado

17.07.2018 - Bárbara Bengua / Jornal Exclusivo, de São Paulo/SP

Foto: Bárbara Bengua/GES-Especial
Presidentes da Abrecal e da Ablac participaram do bate-papo na feira
O Painel do Representante Comercial, realizado no primeiro dia da Francal, 16 de julho, reuniu o presidente da Associação Brasileira dos Representantes de Calçados, Confecções, Bolsas e Acessórios (Abrecal), Paulinho Schemes, e o presidente-executivo da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Wesley Barbosa. “Vivemos um ano complexo, com queda de 9% no varejo. Precisamos nos reinventar, para continuar sendo relevantes”, determinou Barbosa, acrescentando que, quem não se adaptar, deixará de existir.

Schemes comentou sobre as mudanças do mercado. “Temos que buscar informação e qualificação, além de conhecer o negócio dos clientes, para atendê-los com maestria”, definiu. O dirigente falou da participação dos profissionais da sua categoria nas coleções de calçados. “Somos um elo entre indústria e varejo. Conseguimos enxergar o todo e mostrar soluções assertivas para ambas as pontas.”

Questão compartilhada

Para Barbosa, a responsabilidade de venda é outro ponto que precisa ser compartilhado. “Deve-se fazer uma parceria entre lojista e representante”, disse. Schemes completou: “Temos que auxiliar nas vendas, mas não são todos os varejistas que se sentem seguros em compartilhar informações conosco”.

O Painel do Representante Comercial foi mediado pela editora-chefe do Jornal Exclusivo, Roberta Pschichholz.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.