Inspiramais: para agregar valor à indústria

17.07.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Evento é classificado como o principal salão de inovação em materiais da América Latina
Contribuir para a construção de uma moda genuinamente brasileira. Este é o propósito do Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Materiais, que ocorre até esta quarta-feira, 18 de julho, no Centro de Eventos Pró-Magno, em São Paulo/SP. Iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o evento busca agregar valor às empresas de matérias-primas e insumos do setor coureiro-calçadista. “Hoje, somos o principal salão de materiais de moda da América Latina. Por isso, conseguimos atrair toda a cadeia, incluindo calçados, confecções, indústria têxtil, setor de móveis, joias, aviamentos”, afirma a diretora-executiva da Assintecal, Silvana Dilly.

Inspiração 365 dias do ano

Debruçada nos pilares do design e inovação, a Assintecal não resume a programação a um espaço de exposição; o Inspiramais é muito mais do que isso. “O salão não acontece apenas duas vezes ao ano. Ele se desdobra durante todos os 12 meses, com projetos, reunião de empresas, consultorias, ações que se complementam”, define Silvana. A iniciativa também envolve diversos setores, entidades, consultores de moda, estilistas, designers, programação com companhias do mercado interno e externo.

Temática moda sem estação

Sob o tema Alquimia, o Inspiramais 2019_II pretende reunir em torno de 7 mil profissionais, que irão conhecer mais de 900 lançamentos em materiais. Outro diferencial é que, a partir desta edição, a iniciativa deixa de lado a nomenclatura com estações – ou seja: não são mais as novidades de inverno ou verão. “Agora, usaremos os algarismos I e II, conforme a época do ano. Estamos querendo estabelecer a 'não data' de validade de um produto. O Inspiramais será daquele ano, simplesmente. As pessoas vão usar o produto por quanto tempo quiserem”, esclarece o Coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues.

O criativo também explica os motivos pelos quais a modificação é importante. “Estamos projetando a moda do futuro. Por isso, enxergamos que não precisamos mais colocar carimbo de inverno e verão, ainda mais em um País em que temos todas as estações o ano inteiro”, analisa.

****

Alguns dos projetos realizados no Inspiramais

Conexão Inspiramais: a iniciativa é responsável por apresentar mais de 900 novidades em materiais para toda a cadeia da moda.

+ Estampa: realizado pela Assintecal, Abit e AL-Invest 5.0, o projeto tem coordenação do designer e consultor Lucius Vilar. Para executá-lo, foram convidados sete estúdios de design de todo o País. No evento, estão sendo apresentadas peças que decodificam elementos da cultura brasileira para criação de novas estampas.

Corredor Inovação: em formato de galeria, as empresas inovadoras expõem seus materiais. A iniciativa traz informações sobre as últimas novidades em termos de tecnologias e a matéria-prima utilizada para a moda deve estar alinhada à inovação. As companhias tiveram suporte com curadoria e reuniões com consultores especializados para avaliação dos produtos. O objetivo é ter peças tecnológicas e competitivas.

Preview do Couro: em parceria com o CICB, o projeto visa estimular o setor coureiro brasileiro. O auxílio se dá principalmente nas áreas de desenvolvimento, pesquisa, criação e promoção comercial de couros acabados, originais e genuínos. Entre os propósitos, está a valorização da imagem dos couros e dos curtumes no exterior.

Espaço referências brasileiras: o projeto busca instigar a criação de produtos com um olhar sobre as inspirações do País. Há o mapeamento de importantes influências culturais, possibilitando um novo design em materiais que originam coleções para inspirar calçados, acessórios e confecções.

Projeto Comprador: desenvolvido pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals – parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e Assintecal. O foco é promover os produtos Made in Brazil no mercado externo, realizando rodadas de negócios com compradores internacionais e fornecedores de materiais brasileiros. Os empresários são selecionados com base em sua relevância no mercado global e/ou potencial de compra, para que a experiência seja proveitosa tanto para os compradores, quanto para os expositores presentes no evento.

****

Quem faz o Inspira

O salão é uma promoção da Assintecal, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit), Texbrasil, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Brazilian Leather.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.