Atividade econômica abre o segundo trimestre com crescimento

18.06.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Fotolia.com
Informações são de indicador da Serasa Experian
O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), aponta que houve avanço de 0,6% no ritmo dos negócios em abril/18, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta interanual foi de 2,6%. Com estes resultados, a atividade econômica acumulou expansão de 1,6% nos primeiros quatro meses de 2018 frente ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o bom desempenho da atividade econômica verificado em abril provavelmente não se repetirá nos demais meses que compõem o segundo trimestre do ano. Os reflexos da paralisação dos caminhoneiros durante os últimos 10 dias de maio e a diminuição dos níveis de confiança tanto de consumidores e empresários deverão neutralizar, ainda que parcialmente, os ganhos de atividade econômica observados em abril/18.

Indústria

Pelo lado da oferta agregada, a indústria registrou crescimento de 2,6% em abril/18 frente a março/18 e alta interanual de 7,0%. E o setor de serviços cresceu 0,4% em abril/18 comparativamente a março/18 e 2,2% frente a abril/17.

Exportações

Pelo lado da demanda agregada, as exportações avançaram 7,9% em abril/18 sobre o mesmo mês do ano passado e os investimentos cresceram 10,4% nesta mesma comparação. O consumo das famílias, em termos interanuais, cresceu 1,3% e as importações 14,0%. Somente os gastos do governo exibiram queda em abril/18 na comparação com abril/17: -2,6%.

Consumo

Frente a março/18, já com os devidos ajustes sazonais, o consumo das famílias recuou 1,1% e o consumo do governo caiu 1,0%. Já os investimentos cresceram 2,5% e as exportações 3,1%. Por fim, as importações avançaram 5,7% no quarto mês do ano.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.