Novo momento do varejo passa pela inteligência artificial, frisa especialista

14.06.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Seminário SNIC foi promovido pela Abicalçados
A inteligência artificial tem papel preponderante no novo momento pelo qual o varejo está passado. Esta é a avaliação de Enio Garbin, executivo líder da área de Soluções de Indústria para os mercados de Varejo e Indústrias de Bens de Consumo da IBM Brasil, que foi um dos painelistas do SNIC - Seminário Nacional da Indústria de Calçados. A 22ª edição do evento, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), ocorreu nesta quarta-feira, 13 de junho, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo/RS.

Garbin salienta que o novo modelo de negócio do varejo é, além de e-commerce, mobile. Em 2017, a modalidade de vendas movimentou 6% do total comercializado no mundo, sendo que no ambiente digital essa modalidade respondeu por quase 60% das conversões. “O papel da inteligência artificial é fundamental no processo de adaptação do varejo a essa realidade”, comentou, ressaltando que, por outro lado, é preciso ter uma abordagem diferenciada para a criação de uma experiência de interação humana. O especialista citou o case da Watson - plataforma de serviços cognitivos da IBM para negócios -, que consegue gerar uma interação por voz que entende o perfil e o gosto do consumidor, criando ainda uma base de dados (Big Data) relevante para as estratégias da empresa.

Batalha das marcas

O dinamarquês Peter Kronstrom, do Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America, falou da batalha das marcas para conquistar o consumidor. O palestrante listou 14 temas que devem deter a atenção das empresas na contemporaneidade: sociedade em rede, desenvolvimento demográfico, foco em saúde, polarização, globalização, comercialização, individualização, crescimento econômico, sustentabilidade, sociedade do conhecimento, imaterialização, democratização, aceleração e complexidade e desenvolvimento tecnológico. “As marcas têm, em média, oito segundos para ocupar o espaço na mente do consumidor. Por dia, passamos por quatro a dez mil anúncios publicitários, sendo que a maior parte deles nem entra na nossa mente. Então, o trabalho e desafio das marcas é conseguir preencher esse espaço, e o meu conselho é usar autenticidade para isso. É preciso se desnudar cada vez mais para chegar às pessoas”, disse, ressaltando a importância da geração de experiências individuais.

“Sheconomy”

Kronstrom destacou também o que chamou de “Sheconomy”, com mulheres cada vez mais empoderadas, o que deve deter a atenção das marcas. Segundo ele, hoje 85% do consumo dos Estados Unidos é de mulheres. Levando em consideração que a mulher é a principal consumidora de calçado, o pesquisador comentou que é preciso estar atento à oportunidade, apostando em calçados de saltos altos e mais confortáveis, tendências buscadas pela mulher contemporânea.

“Storytelling” por “storymaking”

O pesquisador reforçou, ainda, que as marcas precisam substituir o “storytelling” por “storymaking”, em referência à construção em conjunto com o consumidor. “As empresas precisam ver os consumidores como orquestradores da marca, que podem criar suas próprias experiências transformadoras”, frisou.

Programação

A programação do SNIC também contou com palestras que trataram sobre a era das inovações exponenciais; mudanças necessárias para a sobrevivência do varejo; macrotendências para as marcas e realidade virtual.

Cases

A 22ª edição do SNIC encerrou com três talks, que trouxeram os cases de sucesso. Primeiro, Guilherme Masse e Eduardo Hommerding falaram sobre a Dobra, empresa que desenvolve carteiras, camisetas e uma linha de tênis – com um “papel” sintético chamado Tyvek. Em seguida Taís Bellini, da HP, falou sobre o desenvolvimento da interação por voz no varejo. Por fim, Cristiano Chaves, da Arezzo, trouxe cases que evidenciam a importância do humano no atendimento ao consumidor.

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