Numa: um modelo de negócio em que todos ganham

08.06.2018 - Lissandra Mendonça / Especial

Laura Prodanov
Formada em Moda e com mestrado em Indústria Criativa, Laura Prodanov queria fazer algo que fosse além de produzir e vender um produto. E foi depois de um curso na Perestroika, uma escola de atividades criativas, que ela teve a ideia de agregar todo conhecimento que tem de varejo, tendências, calçado e consumo e propor um negócio sustentável. Assim, nasceu a Numa, de Novo Hamburgo/RS, com um modelo de gestão em que todos ganham e com foco nas causas social, animal e ambiental.

O primeiro produto da Numa é um tênis branco, produzido com tecido de algodão reciclado e garrafa pet. A borracha é feita com o reaproveitamento de outras borrachas que seriam descartadas. Parte do dinheiro da venda é destinada à AMO Criança, entidade que oferece apoio a crianças e adolescentes portadores de câncer. A ONG presta serviços médicos e psicológicos gratuitos aos pacientes e seus familiares das cidades de Novo Hamburgo/RS, São Leopoldo/RS, Campo Bom/RS e Estância Velha/RS.

A quantidade produzida é exata para arrecadar o necessário e cobrir os custos de produção, gerar uma margem de lucro e ajudar a executar a causa escolhida. “Fizemos uma pesquisa de mercado e definimos um valor justo. 50% é custo de produção”, explica a idealizadora, que conta com a ajuda do sócio e namorado Thiago Breda na administração do novo negócio.

***

Meta é vender 120 pares

Cada par de tênis custa R$ 200,00 e 25% do valor é destinado para a entidade. A meta é vender 120 pares para arrecadar o dinheiro necessário para campanha de divulgação sobre câncer infantil. A ideia é propor palestras e brincadeiras para chamar a atenção tanto dos pais, como dos filhos, para salvar vidas através da informação sobre o diagnóstico precoce.

Até agora quase 100 pares foram comercializados. O tênis foi lançado em março e as vendas ocorrem pelo site somosnuma.com.br e nos eventos em prol da AMO Criança. E quem abraça a causa e adquire seu modelo ainda pode acompanhar todo o retorno gerado para a entidade.

***

Plataforma de transformação

Os pares são produzidos em uma fábrica de Picada Café (RS) e os colaboradores diretos da Numa são profissionais freelancers. “Trabalhamos com pessoas que podem fazer suas atividades na hora que querem, em casa, e com liberdade para atuar com outras empresas. São profissionais que se reconhecem na proposta. A Numa é uma marca que busca ser uma plataforma de transformação”, diz Laura.

***

Próxima parceria é com ONG animal

A experiência com a AMO Criança deu tão certo que Laura e sua equipe estão partindo para uma segunda coleção. Um novo modelo, com alguns detalhes diferenciados, está sendo preparado para lançamento em junho.

Desta vez, a parceria será com a ONG Patas Dadas, de Porto Alegre (RS). A organização resgata animais em situação de abandono e presta atendimento veterinário necessário até que eles estejam prontos para a adoção. O projeto surgiu na capital gaúcha em 2009, após uma série de maus tratos que aconteceram em um Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde mais de dez animais foram envenenados, um foi morto a pauladas e outro jogado em um tanque de tratamento de água. Com a chegada da marca a Porto Alegre, Laura espera abrir espaço para novas parcerias. “Estamos abertos a novidades”, diz ela.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.