Esqueça o B2C. O momento agora é do H2H

27.06.2018

Uma das grandes transformações da era digital diz respeito a modelo de negócios. Afinal, não dá para achar que toda essa tecnologia e superconexão impactaria apenas de um lado. Muda comportamento, muda hábito, muda o consumo. Muda tudo! E talvez essa seja a parte mais difícil de toda essa transformação. Modelo de negócio não se compra em prateleira. Tem que suar!

Para criar um modelo relevante para o momento atual, a primeira coisa que precisamos aceitar é que não existem mais produtos. Isso mesmo! As pessoas não compram mais produtos, elas compram a experiência. E se sua empresa ainda não entendeu isso, meu amigo, temos um problema.

Reflita comigo: quantas empresas fazem o mesmo produto que você? Várias, né? Agora me diz, o que você entrega de diferente para os seus consumidores? Aliás, você ainda os chama de consumidores?

A era digital trouxe uma grande necessidade de humanização. Não é mais B2B ou B2C. É H2H! De humano para humano. Você já deve ter percebido isso, afinal, um dos setores mais quadrados que existem, o financeiro, se reinventou. Precisou vir o Nubank para que os grandes bancos entendessem que não queremos receber uma planilha com possibilidades de investimentos, queremos ser tratados com carinho. Queremos poder mandar um WhatsApp para o gerente e ver tudo resolvido.

Consumidor

O novo consumidor não quer ser visto como mais um. Ele quer saber que é importante. E para que as marcas possam fazer com que ele se entenda como tal, precisam conversar. E conversar de verdade, não abrir um SAC. É mandar mensagem perguntando se gostou do produto, se tem alguma sugestão de melhoria, mas mais do que isso, é saber se o cachorro melhorou daquela tosse e se o avô saiu do hospital. Não necessariamente nessa ordem.

Queremos, todos, ser reconhecidos pelos indivíduos que somos. E como indivíduos, somos únicos. Não somos uma massa consumidora. Somos pessoas com histórias únicas, necessidades únicas e desejos únicos. Todos temos voz e todos somos influentes.

Você aí, se coloque no papel de um consumidor. Da marca que quiser, que mais lhe agrade. E agora me diz, o que essa marca faz de diferente das outras, para que ela seja a primeira que vem a sua mente?

Roberta Ramos

Roberta Ramos é gestora de Projetos na Abicalçados, jornalista, empreendedora e entusiasta de futurismo. Contato: roberta@abicalcados.com.br.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.