Abordagens importantes para a competitividade

04.06.2018

Recentemente, participei de um seminário voltado para a competitividade na cadeia do calçado e as principais palavras-chave do evento foram integração, inovação e sustentabilidade. Foram diversas apresentações de cases locais, todos muito interessantes. O mais interessante foi ver ótimos exemplos de conexão estratégica dos temas e os resultados práticos.

Integração é uma palavra importante nesse contexto. A concorrência não se dá exclusivamente de empresa para empresa, mas sim entre as cadeias de valor. Na prática, não basta minha empresa isoladamente ser eficiente e bem organizada. O resultado final é a soma dos elos e o quanto eles adicionam valor ao produto/serviço oferecido.

Nesse sentido, a integração entre os agentes da cadeia traz ganhos para todos os envolvidos. A colaboração entre fornecedores e clientes gera os chamados ganhos relacionais – ou seja, juntos, conseguem criar valor maior do que a soma do que seria gerado individualmente. Por exemplo: a gestão integrada de estoque traz reduções de custos, melhorando as margens e a competitividade da empresa.

Falando em inovação, podemos conectar diretamente com o tema. Muito temos ouvido falar sobre inovação aberta, co-criação e outras ações de desenvolvimento conjunto, envolvendo fornecedores, clientes, universidades e start ups.

Ao realizar o desenvolvimento conjunto de produtos, serviços e processos, poderemos ter resultados superiores no que diz respeito a prazos de projeto, compartilhamento de riscos, maior assertividade e custo final. Cabe ainda mencionar que hoje é muito difícil termos internalizado na empresa todo o conhecimento e tecnologias necessárias para desenvolvimentos realmente inovadores. Acessar o estado da arte dos conhecimentos e novas maneiras de resolver os problemas antigos são também benefícios dessa abordagem.

Finalmente, o tema sustentabilidade foi abordado com uma visão estratégica. Não só no clichê com o foco ambiental, mas também como um direcionador que impacta o desempenho e a competitividade da empresa. Essa abordagem pode trazer reduções de custo e produtos superiores, promovendo crescimento ao negócio como um todo. Os diferentes pilares da sustentabilidade devem caminhar juntos para realmente se traduzirem em competitividade.

Felipe Ost Scherer

Felipe Ost Scherer é sócio-fundador da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação. Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS, consultor empresarial, palestrante e professor na ESPM/SUL. Autor dos livros Gestão da Inovação na Prática, Práticas dos Inovadores e O Time dos Sonhos da Inovação. Também é mentor de inovação na Endeavor Brasil. Contato: felipe@innoscience.com.br.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.