Tecnologia e desenvolvimento do varejo em pauta

23.05.2018 - Mary Silva / Jornal Exclusivo

Foto: Michel Pozzebon/GES-Especial
Kichel, Haag, Roberta, Kohlrausch, Griebeler, Tavares e Pletsch
Os principais desafios e oportunidades do varejo de calçados na atual realidade do Brasil foram a tônica do Exclusivo Debates, realizado nesta quarta-feira, dia 23 de maio, durante a programação do SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado, no Serra Park, em Gramado/RS. Com o tema "A tecnologia como aliada do varejo", o evento foi ponto alto do último dia da edição 2018 da mostra, que apresenta os principais lançamentos do setor para o verão 2019.

Reunidos no Espaço ConecTech e com mediação da editora-chefe do Jornal Exclusivo, Roberta Pschichholz, participaram da discussão o CEO da SetaDigital (Cascavel/PR), Vanderlei Kichel, o diretor do Grupo Cofrag (Sapiranga/RS), Gilmar Haag, o presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Marcone Tavares, o presidente da Calçados Bibi (Parobé/RS), Marlin Kohlrausch, o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Paulo Griebeler, e o diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch.

Abrindo o debate, Kichel apresentou números dos últimos três anos no varejo nacional, considerando franquias e multimarcas calçadistas, em gráficos diversos, para segmentos como faturamento, número de pares, regiões do País e mark up. Ele destacou as possibilidades de conexão e análises dos dados de consumo, em benefício do desenvolvimento e das vendas no setor. "A intenção é reunir o máximo possível de informações para ajudar a entender o mercado e elaborar estratégias assertivas. Podemos perceber, por exemplo, que começamos o ano bem, mas em abril e maio houve queda, na comparação com 2017", salientou.

Ele chamou a atenção, ainda, para a importância da tecnologia para estar adequado às necessidades do consumidor e turbinar os negócios. "O ideal é começar pelo mais simples. Existem aplicativos que levam facilidades para o dia a dia no ponto de venda e auxiliam no atendimento. O mais importante é estar atento ao cliente e saber o que ele espera", disse.

Sob o ponto de vista de quem comanda uma marca com trânsito na indústria e no varejo, Marlin Kohlrausch destacou que sua gestão trabalha fortemente na busca e implementação de novas plataformas de comunicação na rede. "Temos o desafio constante de disseminar informações sobre os produtos entre todos os envolvidos no processo. Do desenvolvimento ao ponto de venda, todos precisam ter conhecimento sobre os diferenciais competitivos que justificam os preços praticados", apontou.

Foto: Michel Pozzebon/GES-Especial
Conhecimento adequado e diferenciais competitivos são pontos-chave

Já Marcone Tavares alertou sobre a necessidade de desenvolver e qualificar os profissionais de vendas. "Temos uma dificuldade de encontrar jovens realmente comprometidos com o trabalho, para formar equipes engajadas. O treinamento eficaz é a base, para que haja capacidade de entender as características de quem queremos conquistar. Desta forma, criamos oportunidades nos diferentes nichos", pontuou o dirigente. Além disso, as lojas multimarcas, que representam mais de 60% do varejo calçadista nacional, na opinião de Tavares, demandam atenção especial das entidades setoriais. "As sapatarias fazem um esforço imenso para se manter, tendo em vista a realidade do mercado. Precisamos ajudar estes empresários a se reinventarem."

Para Paulo Griebeler, o sucesso do varejo passa pelo investimento em tecnologia e, acima de tudo, políticas favoráveis. "O consumidor quer inovação, design, sustentabilidade e preços justos. O IBTeC tem uma equipe muito bem preparada para atuar junto às empresas e desenvolver soluções que tragam benefícios a todos os elos da cadeia. No entanto, também temos muito a evoluir nas políticas públicas, no sentido de aumentar a renda do trabalhador e oferecer incentivos ao fomento da indústria e do comércio, movimentando a economia nacional", declarou.

Representando o ramo dos componentes no debate, Gilmar Haag ressaltou que optar por materiais de alta tecnologia na hora da criação faz toda a diferença na etapa final - o varejo. "Os diferenciais competitivos do produto começam na concepção dos projetos. Os materiais tecnológicos, além de otimizar os processos de fabricação, geram redução de custos para a indústria, refletindo no que é oferecido ao consumidor final", explicou.

Finalizando a discussão, Frederico Pletsch valorizou a troca de informações oportunizadas por eventos do porte do SICC. "Temos que levar conteúdo relevante e promover o debate de temas como este que abordamos hoje. Somente assim encontraremos as soluções para os desafios que o mercado nos apresenta", concluiu.

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