A maior edição de todos os tempos

23.05.2018 - Roberta Pschiccholz / Jornal Exclusivo, de Gramado/RS

Heitor Klein, Roberta e Frederico Pletsch, na coletiva do evento
Ao chegar à sua edição de número 27, o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC) tem motivos de sobra para comemorar. São 400 expositores, 1,8 mil marcas e um crescimento de 10% no comparativo com a edição passada. Além disso, o momento maduro e o respeito do mercado viabilizaram a presença dos principais players do setor. A conquista marcante desta edição é a presença da Arezzo&Co com suas cinco marcas, entre elas a Owme, estreante no circuito de eventos. Mérito da equipe e também do status de principal evento de negócios no segmento calçadista do País. “Há 40 anos tento trazer a Arezzo para uma feira. Depois que eles acreditaram, foi mais fácil”, brinca o diretor da Merkator, Frederico Pletsch, durante coletiva de imprensa realizada na tarde de segunda-feira, primeiro dia do salão, ao lembrar do tempo em que atuou na Fenac.

Espaço de difícil negociação, a Estação 3 é hoje um dos pavilhões mais disputados do evento. Tudo graças à reinvenção do local, que ganhou decoração temática alusiva a Londres e concentra grifes de alto valor agregado, como Jorge Bischoff, Arezzo, Cavalera, Via Uno e a estreante Farm. “Várias empresas que estão no corredor principal querem ir pra lá”, revela a diretora de relacionamento Roberta Pletsch. Para a próxima edição, os visitantes poderão escolher país que servirá de mote para a ambientação.

Além dos números superlativos, a feira também é resultado da persistência de Pletsch, enaltecida por sua filha, Roberta, diretora de relacionamento. “Quando ele começou a feira em Gramado, todos o consideravam um louco. Ele sempre acreditou e hoje é responsável por uma das maiores feiras do Brasil. Ele é um vencedor”, emociona-se Roberta.

Quem também participou da coletiva pela primeira vez foi o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein. Num nítido movimento de aproximação entre a promotora e a entidade, Klein apresentou um panorama atual da indústria calçadista brasileira e mencionou algumas movimentações de mercado importantes, como a alta do dólar, a chegada do frio e a crise na Argentina. “No curto prazo, seremos beneficiados pela alta da moeda norte-americana”, avalia o dirigente.

40 Graus muda de endereço

Uma novidade anunciada na coletiva de imprensa foi a mudança de cidade da feira 40 Graus. Sai de Natal/RN para ocupar o Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. A transferência ocorre por conta da união com a CampinaCal. A data também foi ajustada para atender às necessidades do mercado. Em 2019, será de 4 a 6 de fevereiro, com a expectativa de participação de 150 expositores.


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