SICC 2018: uma feira cada vez mais internacional

21.05.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Dinarci Borges/Divulgação
Mostra conta com a presença de 250 importadores
Os números reforçam uma visão estratégica. O Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC) solidifica na sua 27ª edição um processo iniciado nos últimos anos, para se tornar um evento cada vez mais internacional. O resultado desse planejamento pode ser observado nos corredores do Serra Park, em Gramado/RS, até esta quarta-feira, 23 de maio.

Vindos de todos os continentes, os compradores internacionais levam os calçados brasileiros para algumas das principais vitrines mundiais. Cerca de 150 empresários estrangeiros foram convidados pelo Grupo de Importadores, recebendo passagens aéreas e estadia para a feira, além do reforço de outros 100 profissionais que têm somente a hospedagem em Gramado custeada durante o período do evento. “Será uma feira histórica neste quesito. Essa mobilização é parte da estratégia de internacionalização do SICC, que a cada ano se consolida como uma feira de expressão mundial”, reforça Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da mostra.

A maioria destes compradores internacionais já confirmou presença na feira que apresenta ao mercado as coleções primavera-verão 2019 das grifes brasileiras. Tradicionais compradores do produto nacional, os vizinhos sul-americanos chegarão em grande quantidade. Da Bolívia serão 26 compradores, outros 28 do Equador, 19 do Peru e 12 do Uruguai. A Costa Rica também terá um volume significativo de importadores, com 17 representantes.

Ampliação do volume comercializado

Mercados importantes como Estados Unidos, Arábia Saudita, China, França e Portugal também estão representados entre os compradores estrangeiros confirmados na feira. “Temos a expectativa de ampliar o volume comercializado com o exterior. O produto brasileiro vem em uma tendência de crescimento das exportações, e acreditamos que esse é o momento ideal para a internacionalização do SICC. Um momento de maturidade da feira e de grande aceitação dos calçados e acessórios brasileiros nas vitrines do exterior”, ressalta Pletsch.

Força do mercado árabe

Importadores de seis países árabes participam do SICC. Estão confirmadas as presenças de compradores de Omã, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Egito, Líbia e Sudão.

Entre os empresários árabes que costumam participar do SICC há vários ligados a grandes redes de lojas, o que torna o potencial de compras muito grande, apesar de que nem sempre eles adquirem produtos de valor agregado. “São clientes que compram volumes altíssimos”, destaca Isaque Weber, um dos executivos integrantes do comitê de organização da vinda de importadores ao SICC.

Compradores seletos

Os importadores convidados para o SICC são indicados pelas marcas participantes. Após as sugestões, os nomes são avaliados por um comitê de empresas expositoras. Compradores estrangeiros que foram convidados em outras edições e não chegaram a fazer negócios não recebem o benefício de passagem aérea ou hotel novamente. São priorizados os que de fato compram na mostra.

Espontâneo

Os convidados internacionais não têm uma agenda prévia. Eles participam de um encontro inicial com os organizadores e ficam livres para circular pela feira, segundo suas preferências. Além destes importadores que participam do SICC com algum benefício, há os que vêm de forma espontânea, sem convite ou ajuda de custo.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.