O tênis chegou para FICAR

11.05.2018 - Bárbara Bengua / Jornal Exclusivo

Modelo de dad sneaker clicado pelas ruas de Paris: high-low combina com o esportivo
O tênis saiu da academia para ganhar as ruas, eventos formais, ambientes de trabalho e aonde quer que a criatividade do consumidor o levar. Mas nem sempre foi assim. Apesar de ter surgido há mais de cem anos, o modelo foi, por muito tempo, associado prioritariamente a práticas esportivas ou a movimentos liderados por jovens que queriam contrapor a ordem do momento.

Quem explica este comportamento de décadas passadas é a designer do Estúdio Compor (Novo Hamburgo/RS), Tatiana Ritzel. Segundo ela, faz apenas dez anos que o universo fashion começou a incorporar este produto em suas coleções. E foi a partir daí que o artigo passou a ser visto em semanas de moda internacionais, a ocupar o status de queridinho do street style, chegar às vitrines de sapatarias e conquistar os corações das consumidoras.

A busca por uma vida mais saudável e por um lifestyle que coloca o conforto em primeiro lugar deu espaço para que o tênis surgisse como o aliado perfeito para todas as horas. “A ideia de se desprender das convenções, além da procura pela democracia e igualdade, culmina no tênis, que é o único produto que tem essa história e característica em seu DNA. Ele consegue responder a todos esses anseios da sociedade”, observa Tatiana, ressaltando que a moda é um reflexo de todos os movimentos sociais.

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Uma gama infinita de INOVAÇÕES

Democráticos, confortáveis e práticos, os tênis encantam os consumidores por serem perfeitos para todos os momentos. Para a designer do Estúdio Compor, eles trazem um ar despojado, jovem e moderno aos looks – além de serem atemporais e, cada vez mais, superleves. Mas, mais do que isso, este modelo também possibilita um processo de desenvolvimento infinitamente mais livre. “É um calçado que permite aos estilistas brincar com materiais diferenciados, coloridos, brilhantes, inovadores. E ele sempre é bem aceito pelo cliente, pois vivemos num momento em que as pessoas estão muito ‘preto & branco’ – e um tênis diferenciado traz, além do conforto, o elemento de estilo para as produções”, garante a profissional.

Em suas viagens de pesquisa, Tatiana percebe que as grandes sacadas – seja em materiais ou tecnologias – vêm justamente das linhas de tênis. “As combinações de cores inusitadas, solados fantásticos, matérias-primas inovadoras podem ser vistas nestes modelos. Objetivamente: o novo vem do esportivo, ou casual esportivo, ou esportivo fashion, como queiram chamar.”

O nome, de fato, é o que menos importa. Afinal, quando grifes mundiais, de alta-costura, até pequenas fábricas apostam em diversas versões de um mesmo modelo, não há o que duvidar: ele veio para ficar. “Para um futuro próximo, veremos, cada vez mais, marcas esportivas se apropriando de ideias e conceitos do mundo da moda – e empresas de moda usando de inovações e tecnologias do universo esportivo. Acredito que estes dois mundos – moda e esporte – no futuro, serão um só”, projeta a especialista.

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Diadora: para todos os momentos

Diadora
Com design italiano, a Diadora, no Brasil produzida pela Dilly Sports (Novo Hamburgo/RS), está totalmente alinhada aos movimentos que acontecem no Hemisfério Norte. Por isso, os produtos da marca somam tecnologias esportivas a tendências fashion. “A estratégia da empresa é voltada para a performance, sempre aliada a um apelo de moda”, explica Milton Souza, gestor comercial da etiqueta. Ele ainda acrescenta que, na próxima edição do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), a Diadora irá lançar a linha Casual, com foco total neste mood.

O discurso coeso da companhia pode ser percebido na fala de Edson Schulz, do desenvolvimento de produto da Diadora. “A tendência do Athleisure significa trazer o estilo de vida das academias para nosso dia a dia, principalmente pela mudança comportamental de hábitos mais saudáveis, e isso se reflete no vestir”, avalia. O design, portanto, visa tornar a vida dos consumidores mais atrativa, agradável e descomplicada. “Assim como as grifes estão apostando nos tênis, as marcas esportivas entraram com os dois pés no mundo na moda. As influências estão em todos lugares”, destaca. Na sua avaliação, todo este movimento é extremamente positivo. “Essa mudança trouxe o tênis, antes um calçado funcional, do ambiente da academia, da corridinha ou do futebolzinho do fim de semana, para o dia a dia das pessoas. Isso tudo o transformou em um objeto de desejo.”

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Cofrag
Constante evolução

Se os fabricantes querem apresentar novidades a todo o momento, eles precisam contar com a colaboração de empresas de componentes. É nesta batida que entram companhias como o Grupo Cofrag (Sapiranga/RS), que conta com as principais tecnologias para tecidos destinados ao segmento esportivo. “Temos inovações que podem ser aplicadas a forros, cabedais, palmilhas e confecção. Buscamos estar atualizados com as novidades em matérias-primas, acompanhando a evolução do setor”, sintetiza o diretor-presidente, Gilmar Haag.

Agregar resistência, beleza e conforto aos produtos é a missão do Grupo Cofrag, que testa profissionalmente todos seus materiais, prezando pela qualidade do produto final. “Absolutamente todos os projetos executados dentro da nossa empresa são estudados com princípios de inovação tecnológica e sustentável”, assegura, sem deixar de mencionar que é preciso estar sempre apresentando novidades.

Apesar de alguns de seus lançamentos serem focados especialmente nos produtos de performance, Haag não nega a democratização que os tênis trouxeram ao universo fashion. “Já faz alguns anos que conforto é palavra-chave para as marcas que trabalham com tendências. E, agora, os tênis saíram das lojas de artigos esportivos e invadiram a moda casual e de luxo.” Para ele, o movimento que coloca os tênis como objeto de desejo não é passageiro. “Os consumidores estão, cada vez mais, em busca de produtos que agreguem um visual atraente e benefícios na sua utilização, sendo o bem-estar uma das principais vantagens almejadas”, opina. E Haag concorda com Tatiana, do Estúdio Compor: “Atualmente, você pode ir trabalhar de tênis e depois sair para um happy hour, ou algum outro evento, com o mesmo calçado, compondo um look antenado e moderno, sem estar inadequado à ocasião e nem desconfortável.”

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ITM
Sportwear cada vez mais forte na ITM

O esportivo está no radar da ITM (Farroupilha/RS) há décadas - e este é um dos maiores mercados atendidos pela companhia. Forros tecnológicos e linhas especiais para cabedais fazem parte do portfólio da empresa. Entre os diferenciais, produtos que conferem respirabilidade e conforto, além de serem super-resistentes, versáteis e de extrema qualidade. Com investimentos incansáveis em seu parque fabril, a companhia sempre apresenta tecnologia de ponta. “Isso faz com que nossos produtos tenham sempre o melhor da tecnologia e consigam manter os nossos preços competitivos”, ressalta o Marketing da ITM, Fabio Sandes. Outro ponto alto da companhia está no cuidado com o meio ambiente. “Nossos desenvolvimentos sempre oferecem caminhos que dão o menor impacto ambiental possível, seja para cuidar do meio ambiente, seja para cuidar da saúde dos usuários.”

Quando o assunto é moda, Sandes é categórico: as referências fashion invadiram o universo dos esportivos. Tanto que, desde os últimos anos, a ITM tem criado coleções que contemplam as tendências, ofertando cabedais que têm tudo a ver com os movimentos atuais. Inclusive, o gerente menciona desfiles de grandes marcas que têm confirmado o tênis como um artigo que não vai mais sair dos guarda-roupas. “Vimos marcas como Gucci, Lanvin, Fendi e Alexander McQueen investindo pesado nos tênis na passarela”, pondera. Ele ainda destaca que a própria companhia gaúcha tem parcerias com etiquetas de tênis, designers e artistas, que têm criado opções superestilosas desse modelo. “Esta abertura para moda só tende a aumentar a nossa oferta de tecidos para este mercado. Achamos que é um movimento que chegou para ficar.”

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