Vulcabras Azaleia registra alta no lucro do primeiro trimestre

09.05.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Dinarci Borges/Divulgação
Receita da companhia no mercado interno foi impulsionada pelos calçados esportivos
A Vulcabras Azaleia (Parobé/RS) registrou lucro de R$ 33,4 milhões nos primeiros três meses de 2018, com aumento de 28% sobre o do mesmo período de 2017. “O lucro obtido no primeiro trimestre se deve principalmente ao controle das despesas operacionais e à redução de despesas financeiras”, comenta Pedro Bartelle, CEO da companhia.

O Ebitda (na sigla em português, lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) registrado foi de 49,8 milhões, 14,1% a menos que os R$ 58 milhões do primeiro trimestre do ano passado. A receita líquida, de R$ 292 milhões, recuou 1,3%, refletindo demanda mais contida do varejo no mercado interno, dificuldades econômicas enfretadas pela Argentina (principal destino das exportações da empresa), instabilidade política no Peru, imposto sobre consumo na Colômbia e transferência de capacidade produtiva do feminino para o esportivo.

Desequilíbrio no mercado externo

Somado a esses pontos, a comparação das vendas ao mercado externo com o primeiro trimestre de 2017 se desequilibra pelo fato de que o intervalo do ano passado foi muito acima da média – naquele período, havia um acúmulo de embarques consequentes de mudanças comerciais do fim de 2016.

Apesar do consumo brasileiro ainda ter oscilado no primeiro trimestre, como mostram estatísticas oficiais, a empresa registrou maior receita de Olympikus no mercado interno, tanto em tênis quanto em confecções. A receita líquida consolidada subiu 2,4% nos calçados esportivos e 21,2% em confecções.

Reformulação da Azaleia

A reformulação da Azaleia segue a passos firmes, com novo design nos modelos e nova comunicação de marketing, fortalecendo ainda mais sua presença nos meios digitais. Em abril, já finalizado o 1T18, a companhia lançou o e-commerce da marca, representando não apenas um novo canal direto ao consumidor, mas também uma importante vitrine de suas coleções. “Para o segundo trimestre, especialmente, esperamos uma performance diferente neste segmento, como consequência de sua reestruturação”, cita Bartelle.

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