É dada a largada para torneio empreendedor do setor

07.05.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Foi dada a largada, no último sábado, dia 5, para a segunda edição do torneio empreendedor da cadeia coureiro-calçadista FF Enterprise. Realizado na sede da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em Novo Hamburgo/RS, o kick off day contou com presenças de representantes das entidades promotoras da ação – Abicalçados, Assintecal, CICB e Abrameq –, além das 13 equipes selecionadas e empresários.

Gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos ressaltou a importância do torneio para fomentar a inovação, não somente em produtos, mas em processos produtivos e modelos de negócios. Na sequência, as responsáveis pela organização da iniciativa, Janaina Alves e Carla Giordani, analistas da Abicalçados, apresentaram as regras do FF Enterprise, ressaltando que as equipes selecionadas já são vencedoras, pois muitos outros bons projetos ficaram para trás na seleção inicial. O evento contou ainda com apresentações das equipes e seus projetos, palestras sobre as demandas mais latentes da cadeia coureiro-calçadista e sobre o do case da Dobra.

***

Demandas

Após a apresentação das equipes e suas respectivas temáticas, a analista de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, discorreu sobre as demandas mais latentes da cadeia coureiro-calçadista nacional. No total, são mais de 40 mil indústrias que geram 900 mil postos. “A indústria setorial representa 2,1% do PIB da Indústria de Transformação. É a sexta maior indústria empregadora do Brasil, o que aponta para a importância social da mesma, como uma cadeia intensiva em mão de obra”, destacou.

Recortando o setor calçadista nacional, Priscila informou que são 7,5 mil empresas que geram 300 mil postos de trabalho. Apesar de necessidade de uma maior competitividade do portão para dentro da fábrica, a analista ressaltou que o segmento vem avançando nos anos recentes. De 2000 a 2009, a média anual de produção era de 660 milhões de pares, número que passou para 915 milhões entre 2010 e 2017. A produtividade por funcionário também aumentou, passou de 7 pares diários por colaborador para 14.

Segundo Priscila, as produtoras nacionais são muito dependentes do mercado interno, que absorve 86% da produção (de 909 milhões de pares no ano passado). “Apesar das boas condições da indústria, por outro lado, poucas recorrem à inovação. Das 39,3 mil empresas do segmento de Transformação que lançaram projetos inovadores entre 2014 e 2016, apenas 2,28 mil eram calçadistas. Além disso, muitas abandonaram projetos - ou seja, existe um espaço para ser trabalhado nesse campo”, frisou, acrescentando ainda que 98,2% desses projetos eram realizados com recursos próprios.

O evento terminou com a apresentação do case de sucesso da Dobra, pequena empresa que criou, em 2013, as carteiras de Tyvek, um tipo de papel sintético fabricado a partir de várias fibras entrelaçadas. Hoje a marca, que começou no apartamento de um dos seus fundadores, cresce não somente com o produto inovador, mas com um modelo de negócios que leva em consideração mais o serviço do que o objeto vendido. Atualmente, a empresa que desenvolve, além das carteiras, camisetas com bolsos trocáveis e irá lançar uma linha de tênis ainda em maio, produz 300 peças por dia e foca no atendimento próximo e um modelo de gestão totalmente horizontal, sem hierarquia e com salários iguais para seus 19 colaboradores.

***

Premiação

Neste ano, a equipe vencedora do torneio terá oportunidade de incubação em parque tecnológico de alguma das universidades parceiras - Universidade Feevale, Unisinos ou PUCRS; e ingressos/passagens/hospedagens para o Campus Party Brasil 2019, que ocorre em janeiro do próximo ano, em São Paulo/SP. As segunda e terceira colocadas receberão ingressos para o Campus Party Brasil e ganharão cursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os vencedores serão conhecidos no dia 21 de junho, em cerimônia na sede da entidade calçadista.

O evento tem a parceria da Feevale Techpark, Tecnosinos, TecnoPuc, H2Hub, WTF School e Sebrae, além do apoio da Innoscience, Ventiur e Wow Aceleradora de Startups, que realizarão as mentorias e capacitações previstas no cronograma.

***

Conheça as equipes selecionadas:

Nome: Allexo Tecnologia
Participantes: Alexandre Winck Ramos, Eduardo Aloisio e Ricardo Aloisio
Tema: Automação industrial

Nome: Fábrica de Conhecimento
Participantes: Luis Fernando da Silva, Tiago Oliveira Luz, Denner Vinicius Dias e Daniel Henrique Brocker
Tema: Novos modelos de negócios

Nome: FreeForm
Participantes: Eduardo Benites Cabral e Luis Augusto Kuwer Bugin
Tema: Novos modelos de negócios

Nome: Fresnel
Participantes: Leonardo Gomes Adam e Gregório de Castilhos Marques Flor
Tema: Eficiência energética

Nome: TEMPUS/RW3
Participantes: Alexandre Schumacher, Luis Ricardo e Douglas Cunha
Tema: Logística

Nome: Trash Flow
Participantes: William Erick Hoffmann, James Saul Hoffmann, Daniel Petzinger e Diego
Petzinger
Tema: Meio Ambiente

Nome: Open Shoes
Participantes: Bianca Valin, Guilherme Rost, Leonardo Mezzomo e Willian Raí
Tema: Novos modelos de negócios

Nome: Lacouro PU
Participantes: Manoel Rodrigues da Silva, João Antonio Pessoa da Silva, Livia de Souza Schaumlöffel e Mariliz Gutterres Soares
Tema: Tecnologia de material

Nome: Lu-Zag
Participantes: Lucia Zanchettin e Sandra Goulart
Tema: Tecnologia de material

Nome: Cutom!za.Com
Participantes: Gabriel Schmitt Morais e Inajara de Oliveira Abreu
Tema: Novos modelos de negócios

Nome: EVmas
Participantes: Rafael Flores, Lucas Engelmann Flores e Fabiano André Trein
Tema: Meio Ambiente

Nome: Missão Impossível
Participantes: Augusto Manoel Behs e Amanda Vitória Ferreira
Tema: Tecnologia de material

Nome: SAUVE
Participantes: Luis Fernando Sauzem Schmidt e José Manuel Baldassari Veloso
Tema: Automação industrial

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.