A mudança que mais tememos

11.05.2018

Mudar nossa maneira de pensar e fazer as coisas. Esta é a mais difícil das mudanças. E, se você tiver poder de decisão e história, mais difícil será mudar a si mesmo e deixar mudar algo.

Um dos obstáculos mais difíceis para você evoluir dentro da gestão é combater a segurança do seu conhecimento atual, ou seja, a crença de que você já compreende tudo o que precisa. Muitas vezes, novas ideias vêm acompanhadas de ausência de histórias. E, muitas outras tantas vezes, vem de pessoas com poder mediano dentro das empresas, que tem boa vontade, inteligência e, acima de tudo, coragem para propor algo novo.

Se fossemos um grupo de escaladores veteranos, que há mais de 20 anos escalam juntos, talvez não desejássemos usar as mais modernas roupas, ferramentas e técnicas, que foram sendo descobertas por mais jovens e ousados escaladores. Não adotando o novo, nossa probabilidade de sucumbência aumenta a cada nova escalada. E, neste ponto, você pensa: mas a montanha é a mesma! E eu digo não, não é mesmo. Geleiras novas foram criadas, fendas abriram, desabamentos ocorreram, o clima é outro e tudo mudou nas ultimas 24 horas.

Talvez, não só por isso, devêssemos adotar o novo em nossas próximas escaladas. “Não comemore a chegada ao pico, comemore o estilo da escalada”, dizia o fundador da marca Patagônia. Mude o estilo de sua gestão, adotando o novo. Se abra para isso. Não fique vivendo da lembrança do pico, pois este momento já passou e não irá dar mais méritos do que você já teve.

Michelangelo compreendeu muito bem o que significa pressionar os limites para criar algo impressionante, quando disse: “O maior perigo para a maioria de nós não é ter um objetivo grande demais, mas, sim, ter um muito pequeno e logo alcança-lo”. Feito isso, você padroniza. Mas, querendo que o feito que você realizou, mesmo que muito pequeno, sirva como regra para grandes feitos, você poderá ter muitos problemas. O conhecimento atual não resolve questões mais complexas e distantes do desafio pequeno que você venceu.

Michael Jordan também é famoso pelos seus feitos, número de vitorias e cestas que fez. Treinou muito, bem mais do que seus pares para isso. Entretanto, ele comentou que chegou onde chegou graças ao incrível numero de erros que cometeu. Sabendo lidar com a frustração e com o aprendizado obtido do erro, melhorava a cada dia. Em outras palavras, fracasse e vença. Entre um ponto e outro, aprenda sempre e muito, não cometendo os mesmos erros.

Mas não tenho tempo para treinar meu time? Não tenho recurso para treinar minha equipe? Será mesmo? Ou será somente falta de prioridade? Ou será que você nunca teve na vida treinamentos que valiam a pena e por isso, na segurança do seu conhecimento atual, você não valoriza treinamento? Ou, mais dolorido ainda, você teme que o treinamento possa fazer os seus profissionais enxergarem melhor e com isso você se sente ameaçado? Mude a segurança do conhecimento atual com treinamentos constantes. Deixo a dica de um treinamento transformador. Convido a assistirem os depoimentos de quem já passou por lá no site www.bootcampdevendas.com.br.

Gustavo Campos

Gustavo Campos é coach comercial, sócio e analista de inteligência da FOCAL Pesquisas.
www.focal.com.br
focal@focal.com.br

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.