Usaflex e West Coast participam de plataforma de cocriação

24.04.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Fotolia.com
Fabricantes desafiam designers no Moda Co
As fabricantes calçadistas Usaflex (Igrejinha/RS) e West Coast (Ivoti/RS) estão desafiando os mais de dois mil designers cadastrados na plataforma de cocriação Moda Co a responderem seus desafios de desenvolvimento. Pioneira no setor, a iniciativa é da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e busca estimular a criação de novos produtos, com diferenciais em design, conforto e tecnologia. A cada edição, a ferramenta recebe centenas de respostas, gerando referências para a criação de coleções inovadoras.

Os desafios foram lançados no site www.modaco.cc - página onde se realizam todas as etapas dos desafios. A West Coast, marca worker masculina do Grupo Priority, lançou dois briefings para a criação de sapatênis e sandálias, que deverão carregar o DNA da marca, aliando resistência, conforto e qualidade. Já o desafio da Usaflex busca o desenvolvimento de produtos que tragam design apropriado para festas e eventos sociais atrelados à identidade da marca de sapatos confortáveis.

Cultura da cocriação

A terceira edição do Moda Co, que já teve desafios propostos por marcas como Piccadilly, Bibi, Pampili, Kidy, Zaxy, Grendene Kids, Werner, Usthemp, Perlatto e Plugt, demonstra a consolidação gradual da cultura da cocriação no setor calçadista. “Somos um setor conservador. O fato de estarmos, aos poucos, mudando a cultura da criação a sete chaves, sem participação de agentes criativos externos, para a um modo colaborativo, é muito relevante”, frisa o gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein.

Prazos

A partir do lançamento no site, realizado dia 23 de abril, os mais de dois mil inscritos na plataforma terão até o dia 30 de maio para postar suas respostas. A avaliação dos projetos será realizada até o dia 15 de junho, sendo que serão destacadas duas propostas por desafio (total de seis), um eleito pela própria empresa proponente e outra pela comunidade de designers, em votação on-line. A premiação para os melhores trabalhos escolhidos pelas empresas será de R$ 1,8 mil, enquanto as propostas mais votadas pelos inscritos receberão R$ 700. Os vencedores serão conhecidos no dia 19 de junho.

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