Alice Salazar: empreendedora da beleza

23.04.2018 - Bárbara Bengua / Jornal Exclusivo

A espontaneidade de Alice Salazar cativou milhares de mulheres pelo Brasil. Filha de maquiadora, o seu destino não poderia ser outro que não o universo da beleza. Ou não. Na verdade, a profissional de make, influencer e autora de dois livros não pretendia seguir os passos de sua progenitora – a necessidade fez com que ela decidisse trabalhar neste ramo.

Criada em Santo Antônio da Patrulha, foi na capital gaúcha, quando perdeu seu estágio enquanto estudava para cursinhos pré-vestibular, que ela decidiu trabalhar com maquiagem. “Na minha cidade, as pessoas já me conheciam, eu maquiava algumas mulheres por causa da minha mãe. Em Porto Alegre, eu precisava me inserir no mercado”, relembra. E foi assim que ela passou a fazer cursos, conhecer pessoas do meio e conquistou um emprego em uma empresa de comunicação – onde encontrou os holofotes.

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Blog Espelho Meu: o começo

Muito antes de termos como "youtuber" e "influencer" se popularizarem, Alice Salazar já acumulava diversos fãs na Internet. O blog, batizado de Espelho Meu, foi o primeiro contato que a maquiadora teve com as plataformas digitais – mas, vale ressaltar: depois disso, não parou mais. “Comecei escrevendo textos e postando fotos de tutoriais de make. Mas logo percebi que não era o suficiente. Então, decidi ensinar maquiagem através de vídeo”, conta. Isso, à época, era uma supernovidade; poucas pessoas utilizavam essas ferramentas – e, para a profissional, o pioneirismo foi fundamental para o seu sucesso.

Mais do que uma maquiadora profissional que compartilha dicas, Alice também virou uma amiga do público que a acompanha. Supercarismática, foi mostrando todo o seu jeito despojado e engraçado em frente às câmeras que a influencer conquistou seguidores fieis. O resultado deste movimento só poderia ser o afeto. “Recebo e-mails de pessoas que relatam que os vídeos as ajudaram a se recuperar da depressão, de gente que passou se gostar mais depois que aprendeu a se maquiar”, exemplifica. A responsabilidade, portanto, é grande. “Dedico e disponibilizo muita energia para essa galera, mas, na mesma proporção, recebo muito amor e sei que sempre tem quem esteja torcendo por mim. Sou muito grata a todo o carinho”, comenta.

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Um novo caminho a seguir

Moda e beleza são áreas extremamente próximas. Inclusive, Alice está aprendendo a fazer parte do universo fashion. Agenciada pelo F*Hits, maior plataforma de influenciadores digitais de moda e lifestyle do País, ela passou, recentemente, a acompanhar fashion weeks e a seguir algumas das tendências do momento. Mas ela não se prende a modismos. “Eu acompanho a moda dentro do meu estilo”, sintetiza.

Entre as marcas que mais gosta, Alice cita a Chanel, que considera uma grife estabelecida há muitos anos, extremamente desejada e com um valor de mercado muito grande. Já na cena nacional, o destaque vai para a sua própria etiqueta - a Alice Salazar Cosméticos.
Além da brand de maquiagem que leva seu nome, a influencer também lançou, recentemente, seu projeto de franquias. Com seis lojas espalhadas pelo Brasil, a iniciativa, batizada de Alice Salazar Store, vende diversas etiquetas de make – e, claro, a sua. “É um projeto que já começou com o pé direito, com muita procura mesmo e acreditamos muito nele. A meta é, até o fim do ano, termos 20 lojas. Mas acho que vamos passar disso. Até junho, temos 12 inaugurações previstas", comemora.

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ALICE EM NÚMEROS

Youtube: 1,2 milhão de inscritos no canal

Instagram: 1,4 milhão de seguidores

Facebook: 1,3 milhão de curtidas

Livros: De bem com o espelho (Belas Letras, 2013) e Do outro lado do espelho (Universo dos Livros, 2017)

Lojas: uma loja própria e cinco franquias (até junho, devem ser abertas 12 novas lojas)

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Fashion Meeting Lançamentos

No dia 3 de maio, Alice Salazar está na programação do 3º Fashion Meeting Lançamentos. Ao lado da estilista Patricia Bonaldi, ela ocupa o posto de top speaker. “O público pode esperar muita informação de beleza e de moda. Vamos discutir muito sobre isso. Espero que tenha uma interação bem grande. O resto, eu acho que é surpresa, né?", diverte-se, acrescentando que pretende passar a sua visão sobre a área em que atua.

O evento faz parte da comemoração dos 45 anos da Revista Lançamentos – publicação que está produzindo, também, uma edição especial que será distribuída ao público que participar do encontro.

O evento

O Fashion Meeting Lançamentos chega à sua terceira edição extremamente consolidado. Desde 2016, já passaram pela iniciativa nomes como Alexandre Herchcovitch e Costanza Pascolado, além de Dudu Bertholini e Ronaldo Fraga.

AGENDE-SE

H. Maria apresenta Fashion Meeting Lançamentos - 3ª Edição
Data: Dia 3 de maio
Horário: Das 13h30 às 18h30
Local: No NH Hall Eventos, em Novo Hamburgo/RS (Avenida Vereador Adão Rodrigues de Oliveira, 2.484, bairro Ideal)
Ingressos: www.bemcotado.com, com as embaixadoras ou na sede do Grupo Sinos (R$ 70,00)
Patrocínio: Caimi & Liaison, Faccat, Killing e Via Uno
Apoio: Entremalhas Tecidos
Promoção: Revista Lançamentos
Realização: Grupo Sinos

PROGRAMAÇÃO
13h30: Recepção
14h: Talk show com Alice Salazar
15h30: Painel “A dinâmica das tendências. Menos fast, mais DNA”, com o coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues, e o estilista da Via Uno, Anderson Haag
16h30: Coffee break
17h20: Talk show com Patricia Bonaldi
18h30: Encerramento

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