Varejo cresce 3% em março, aponta índice da Cielo

17.04.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Em termos nominais, número reflete o que o varejista observa na receita das suas vendas
O varejo brasileiro apresentou alta de 3,1% em março na comparação com o mesmo período de 2017, descontando a inflação que incide sobre a cesta de setores do varejo ampliado. É o que aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado nesta terça-feira, 17 de abril. Em termos nominais, número que reflete o que o varejista de fato observa na receita das suas vendas, o indicador avançou 4,7% na comparação com o ano anterior.

Ajustados aos impactos de calendário, o índice deflacionado apontaria alta de 2,2%, o que representa uma aceleração em relação ao observado no mês de fevereiro (1,5%). Também pelo ICVA nominal, feitos os mesmos ajustes, o indicador apresenta alta de 3,7% em comparação com o mesmo período de 2017, acelerando em relação a fevereiro (3,0%). "Mesmo descontando o efeito do calendário, o resultado do mês de março mostrou que o varejo voltou a acelerar após a queda do ritmo verificado em fevereiro" afirma o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto.

INFLAÇÃO

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apurado em março pelo IBGE apontou alta de 2,68% no acumulado dos últimos 12 meses, com uma leve queda comparado ao registrado em fevereiro (2,84%). Os itens do bloco de Alimentação no domicílio e Transportes, principalmente passagens aéreas, contribuíram para a desaceleração do índice. Ponderando o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado em março ficou em 1,5%, mantendo o mesmo patamar em relação ao registrado em fevereiro (1,5%).

SETORES

O resultado do crescimento do mês, quando comparado com o mesmo período do ano passado, foi puxado pelo desempenho dos blocos de setores de Bens Não Duráveis e Serviços, enquanto que o bloco de Bens Duráveis e Semiduráveis apresentou retração. Os destaques do mês foram os setores de Supermercados e Hipermercados seguido por Varejo Alimentício Especializado (que inclui lojas de chocolate), ambos setores impulsionados pelo consumo relativo ao feriado da Páscoa. Por outro lado, o setor de Postos de Gasolina segue apresentando retração, assim como verificado nos últimos períodos de análise.

PRIMEIRO TRIMESTRE

O ICVA encerrou o primeiro trimestre de 2018 com crescimento de 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado, depois de descontada a inflação. Em termos nominais, o índice também apontou crescimento de 3,2% no mesmo período de análise. "Nos últimos fechamentos de trimestre vínhamos destacando a recuperação principalmente no índice deflacionado, mas não tão forte no nominal, dado que a inflação estava caindo. Neste último trimestre, o número nominal já apresenta uma melhora mais visível", finaliza Mariotto.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.