Além do investimento recente de mais de R$ 15 milhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação em produtos que supram as necessidades da indústria calçadista, a FCC (Campo Bom/RS), companhia que reafirma seu posicionamento como empresa de ciência dos materiais aplicados ao calçado, planeja expansão no mercado europeu.
O diretor comercial da FCC, Marcelo Garcia, explica que a inserção da empresa no continente europeu deve ocorrer até o final do ano, contando com um investimento inicial de R$ 0,5 milhão com remessas de amostras e viagens. ”Inicialmente, os distribuidores da FCC atenderão o mercado português e espanhol, além de já estarem em tratativas com um distribuidor da República Tcheca”, explica.
A atuação da empresa nos países europeus ocorrerá por meio de distribuidores com amplo conhecimento do mercado, inclusive com o deslocamento de fornecedores chineses. Garcia afirma que a FCC prevê um retorno do investimento já no segundo ano de atuação. “Nosso produto já está consolidado no ramo calçadista brasileiro e não necessita de adaptações para o mercado europeu, o que facilita esta inserção”, explica o diretor comercial.
Atualmente, a FCC conta com duas unidades produtivas em território brasileiro (Campo Bom/RS e Conceição do Jacuípe/BA), além da unidade no Uruguai e escritórios comerciais em São Paulo e no México.