Setor de máquinas ganha programa de competitividade

11.04.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Michel Pozzebon/GES-Especial
Iniciativa contempla capacitações, workshops e missão comercial
O setor brasileiro de máquinas e equipamentos para couro e calçados acaba de ganhar um importante impulso para o seu desenvolvimento. Nesta quarta-feira, 11 de abril, foi apresentado ao segmento o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), na sede do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo e Região (SinmaqSinos), em Novo Hamburgo/RS.

O gestor de projetos do SinmaqSinos, Vinícius Fonte, explicou que o programa foi estruturado com base nas necessidades das indústrias representadas pelo sindicato. “O objetivo é promover crescimento a partir de ferramentas que proporcionem competitividade e que estão estrategicamente baseadas em três pilares: gestão de equipes, estruturação comercial e inserção de mercado”, frisou.

Dividido em seis etapas, o programa compreende capacitação comercial (24h), capacitação em gestão de equipes (24h), meeting - gestão de equipes (quatro encontros), workshop - consultoria em gestão de equipes (três encontros), cartilha de boas práticas em gestão de equipes e missão comercial (duas missões).

Voltado para micro e pequenas empresas (MPEs) e micro empreendedor individual (MEI), o Procompi é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), tendo a parceria do SinmaqSinos. Mais informações sobre como participar do projeto no site www.sinmaqsinos.com.br ou telefone (51) 3594-2232.

Procompi

Em 18 anos, o Procompi atendeu mais de 6,5 mil empresas e desenvolveu 355 projetos em todo o País. Entre 2010 e 2015, foram investidos cerca de R$ 30 milhões em quase três mil empresas. O atual ciclo do programa, que vai de 2016 a 2019, destinará quase R$ 24 milhões para atender 1,8 mil empresas.

No Brasil, 95% das indústrias são micro ou pequenas, mas a produtividade atinge 23% do índice das grandes do setor. “No último ciclo do Procompi, o aumento médio de produtividade foi de 29% nessas empresas. Em um período em que o aumento médio da indústria brasileira como um todo foi de 2%”, destaca a economista e coordenadora do Procompi no âmbito da CNI, Suzana Peixoto Silveira.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.