SPFW será controlada por fundo árabe

26.04.2018 -

A Inbrands, dona de marcas como Ellus, Salinas e Richards, vendeu 50,1% das ações da SPFW pra IMM Participações, empresa árabe que atua na organização e comércio de ingressos de eventos esportivos e de entretenimento. A nova acionista possui também 25% da Rock World S.A, detentora do Rock in Rio, e trabalha na organização de eventos como UFC e turnês do Cirque du Soleil no Brasil. O valor do negócio não foi divulgado.

Encerrando nesta quinta-feira, dia 26, a 45ª edição da São Paulo Fashion Week passa pelo maior salto de sua história de 22 anos. Para Paulo Borges, o fundador do evento que seguirá como diretor apesar da mudança, o crescimento da semana da SPFW é o grande propósito do negócio. Em comunicado à imprensa, a InBrands também afirmou que a associação com o fundo árabe deverá expandir o portfólio de moda para novos horizontes.

A Inbrands acumulou nos últimos anos prejuízos consecutivos. Diversos formatos acabaram sendo testados. Mudanças de datas e locações acompanharam uma queda considerável de patrocínio, público e grifes conhecidas. Marcas com poder e alcance, que atraíam a mídia em geral, avaliaram que não compensava o valor investido na produção dos desfiles. Em 2017, a própria prefeitura de São Paulo também reduziu 37% do patrocínio, tornando o evento mais limitado. A dívida chegou a atingir cerca de R$ 593 milhões em setembro do ano passado.

Apesar de toda essa problemática, a SPFW conseguiu manter sua importância para a indústria da moda. Agora, a IMM, terá poder de veto sobre a semana de moda e poderá, inclusive, comercializar ingressos e cotas de patrocínio. Na antiga gestão, apenas as marcas e patrocinadores distribuiam convites para a semana de moda.

Com isso, o mercado árabe vem aumentando sua presença na moda mundial. Marcas como a francesa Balmain, e a italiana Valentino, por exemplo, já são de posse de fundos árabes. Em dezembro de 2017, também foi realizada a primeira e mais relevante semana de moda do Oriente Médio, a Arab Fashion Week.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.