Intenção de investimentos da indústria tem maior nível desde 2013

16.03.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Informação é de indicador da FGV
O Indicador de Intenção de Investimentos da Indústria avançou 7,7 pontos no 1º trimestre, atingindo 123,7 pontos, maior nível desde o quarto trimestre de 2013 (129,5), segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador mede o ímpeto de investimento entre as empresas industriais.

"O resultado corrobora um cenário de aceleração dos investimentos em 2018, respaldado pela expectativa de retomada do crescimento do setor da construção e de mais um bom ano da agropecuária e da indústria de transformação", diz Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas Públicas da FGV/IBRE.

Segundo ele, a sondagem também identificou redução da incerteza quanto à execução dos planos de investimento, uma boa notícia, mas que deve ser absorvida ainda com cautela diante das dúvidas com relação ao processo eleitoral e suas repercussões sobre a economia.

O indicador chega ao 4º trimestre consecutivo acima dos 100 pontos, nível em que a proporção de empresas prevendo aumentar o volume de investimentos produtivos nos 12 meses seguintes é superior à das que projetam reduzir os investimentos. Isso não ocorria desde 2014, segundo a FGV. Ainda assim, o indicador continua abaixo do nível médio de 2012-2013, os dois últimos anos anteriores à longa recessão de 2014-2016.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.