Colômbia: showroom calçadista gera quase US$ 500 mil em negócios

13.03.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Foram comercializados mais de 30 mil pares de calçados
A primeira edição do showroom Colômbia realizado pelo Brazilian Footwear na Colômbia terminou com resultado positivo. Na ação, ocorrida entre os dias 5 e 9 de março, nas cidades de Cali e Medellin, foram comercializados mais 30 mil pares de calçados, que resultaram em negócios da ordem de US$ 458 mil. Doze marcas brasileiras participaram da iniciativa. “Já para os próximos meses, em negócios que ficaram alinhavados no evento, devem ser gerados outros US$ 974 mil”, projeta a analista de promoção comercial da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Maria Patrícia de Freitas.

Para César Rodrigues, do departamento comercial da Awana Brasil (São Paulo/SP), a iniciativa foi satisfatória, especialmente porque trouxe um público qualificado, de poder de decisão, o que dificilmente seria alcançado numa grande feira comercial. “A ação colocou os maiores players do mercado colombiano em um evento menor, mais focado nas negociações. Quando vamos para uma feira comercial, por exemplo, ficamos torcendo para o cliente entrar no estande. Quando entra, muitas vezes é um relacionamento muito impessoal. No showroom tivemos a possibilidade de realizar um contato mais direto e, portanto, promissor”, comenta.

O representante comercial da Ferracini (Franca/SP), Paulo Petry Júnior, reforça a avaliação de satisfação com o evento. Segundo ele, desde o planejamento da ação até a participação foi fundamental o apoio tanto da Abicalçados, por meio do Brazilian Footwear, quanto da agência de Matchmaking e Relações Públicas do projeto na Colômbia, que conseguiu trazer alguns dos maiores compradores do mercado local, bem como grandes veículos de comunicação. “Os visitantes vieram muito focados, sabendo o que queriam. Isso foi fundamental”, frisa.

Colômbia

Atualmente o 8º maior mercado internacional para o setor, a Colômbia já importou mais de US$ 4 milhões em calçados brasileiros no primeiro bimestre de 2018, valor estável em relação aos dois primeiros meses de 2017. Como o país é um grande importador desses produtos - dos mais de 100 milhões de pares consumidos anualmente, cerca de 50% são importados -, trata-se de um mercado promissor para o calçado brasileiro.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.