RHODIA aposta no mercado da moda com projetos INOVADORES

12.03.2018 - Bárbara Bengua / Jornal Exclusivo

Companhia europeia foi responsável por patrocinar desfiles nos anos 1960 e fomentar o Made in Brazil no mercado internacional
A história da moda brasileira não seria a mesma sem a Rhodia. Importante fomentadora da indústria verde-amarela, a multinacional, que hoje pertence ao Grupo Solvay, abriu sua primeira fábrica no País por volta dos anos 1920, mas foi em apenas 1929 que passou a atender ao setor têxtil. À época, produzia fios de acetato de celulose (fios artificiais). Porém, foi um pouco mais adiante, nas décadas de 1950 e 1960, quando a empresa começou a fabricar fibras têxteis de náilon e fios têxteis sintéticos, que aconteceu o boom.

“A efervescência do período dos anos 1960 também contribuiu para a criação de um caldo de cultura no qual o setor têxtil e a moda, em linha com os movimentos políticos e culturais da sociedade, se inseriram como um pilar do desenvolvimento brasileiro”, pontua o CEO da Unidade Global de Negócios Fibras do Grupo Solvay, Renato Boaventura, acrescentando que a Rhodia sempre teve a marca do pioneirismo. “A trajetória da Rhodia no setor têxtil esteve e está ligada ao desenvolvimento de todos os elos dessa cadeia produtiva no País”, explica.

Mais do que oferecer matérias-primas de extrema qualidade, a Rhodia também foi responsável, nos anos 1960, por apoiar grandes desfiles, levando o Made in Brazil para o exterior. “Além de introduzir a produção dos fios artificiais e sintéticos e, depois as primeiras microfibras inteligentes e funcionais - e, mais recentemente, os fios têxteis sustentáveis, a empresa patrocinou os grandes desfiles inaugurais da moda brasileira”, relata o gestor. A criação de departamentos de estudos, o estímulo aos estilistas nacionais, a realização de workshops, entre outras atividades, também fizeram parte da agenda da multinacional no País no passado, contribuindo para o desenvolvimento do mercado nacional.

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CEO da Unidade Global de Negócios Fibras do Grupo Solvay, Renato Boaventura
Diferenciais competitivos

Sempre na vanguarda, a Rhodia está atenta aos movimentos de consumo da sociedade atual e tem buscado apresentar novidades que atendam às necessidades de todos. “O portfólio de produtos da empresa, em todos os segmentos em que atua, incluindo, obviamente, o têxtil e o coureio-calçadista, tem como premissa fundamental atender aos desejos e necessidades do consumidor final. E estes atributos passam pela busca por mais bem-estar, mais conforto, mais qualidade, tecnologia e muita sustentabilidade”, define Boaventura. A partir desta premissa, a multinacional decidiu unir forças com algumas empresas de componentes para calçados e, juntas, lançaram produtos superinovadores. “Temos realizado um trabalho interessante com a Assintecal já há muitos anos, valorizando os parceiros que também trabalham para atender as demandas da sociedade brasileira por produtos de qualidade e sustentáveis”, explica o CEO da Unidade Global de Negócios Fibras do Grupo Solvay.

Setor CALÇADISTA no foco

As tecnologias Emana, Amni Biotech e Amni Soul Eco® integram o catálogo de produtos da Rhodia. Os produtos, compostos por fibras inteligentes, podem ser encontrados nas matérias-primas do Grupo Cofrag (Sapiranga/RS), Linhanyl (Sorocaba/SP) e ITM (Farroupilha/RS). “O nosso objetivo é continuar participando da transformação da indústria têxtil através da nossa inovação e dos nossos fios inteligentes, funcionais e sustentáveis”, comenta Boaventura.

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COFRAG de olho no futuro

Para o Grupo Cofrag, a parceria entre a companhia e a Rhodia foi extremamente positiva e resultou em inovações para o mercado calçadista. “Nós desenvolvemos produtos em Malharia Circular e Malharia Urdume, utilizando a tecnologia Amni Soul Eco® - o primeiro fio de poliamida biodegradável. A novidade permite, ao mercado calçadista, ter uma solução completa para o calçado, que passa por palminha, cadarço, forro e cabedal, todas as partes feitas do fio biodegradável”, explica Wylton Pamfilio, engenheiro da empresa. A indústria também produziu palmilhas e forros feitos a partir da inovação batizada de Amni Biotech. “Trata-se de um fio de poliamida com propriedades bacteriostáticas, que equilibram a proliferação de bactérias e evitam odor da transpiração”, destaca o profissional. E Pamfilio acrescenta: “Outro lançamento da Cofrag também leva o fio Emana, que possibilita extremo bem-estar”, garante.

As novidades não param por aí. Segundo o gestor da Cofrag, a empresa e a multinacional têm planos para o futuro. “Nós e a Rhodia estamos trabalhando em parceria para que próximas inovações aconteçam sempre com o objetivo de fazer funcionalidade, bem-estar e sustentabilidade ao consumidor final”, reforça. A fala do gestor é reforçada por Mayra Montel, Marketing da multinacional. “A Rhodia tem grande relevância para a moda brasileira e ela está trazendo inovações significativas para o mercado calçadista”, ressalta, sem deixar de mencionar que a companhia atua há pelo menos 50 anos no setor de calçados. “Só nestes últimos 10 anos, nós apostamos em tecnologias como o Emana, fio com a tecnologia do infravermelho longo, o Amni Soul Eco, primeiro fio biodegradável do mundo, entre outros. E o mais legal disso é que foram inovações desenvolvidas no Brasil”, afirma.

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Linhanyl: história de longa data

A Rhodia é a principal fornecedora da Linhanyl e já faz mais de 30 anos que essa relação existe. “Sempre tentamos inovar, buscar novas soluções. Por isso, decidimos apostar no fio biodegradável”, conta Pedro Gatti Gabriel, gerente comercial internacional da Linhanyl. Para ele, sustentabilidade é um valor importante e indispensável. “Nós divulgamos esses diferenciais e recebemos um retorno positivo. Somos uma empresa engajada nestas causas. Porém, o mercado ainda não valoriza tanto. Na minha visão, estamos evoluindo, mas a passos lentos”, opina. Segundo ele, a maior parte da tecnologia vem da multinacional. “Eles estão sempre investindo nisso e somos parceiros em algumas iniciativas.”

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Insecta Shoes: o produto final

O fio da Rhodia Amni Soul Eco® serviu de matéria-prima para o lançamento do sapato vegano. A novidade, que não será comercializada, foi desenvolvida em parceria com Insecta Shoes (Porto Alegre/RS) e a tecelagem Innovativ (Santa Bárbara D’Oeste/SP). “Utilizamos o primeiro fio têxtil de poliamida sustentável do mundo para produzir este protótipo, com o objetivo de demonstrar este novo momento que o mundo vive”, destaca o CEO da Unidade Global de Negócios Fibras do Grupo Solvay, Renato Boaventura.

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APOIO À INDÚSTRIA NACIONAL

O suporte da Rhodia aos desfiles e fomento à moda brasileira não ficou só no passado. Ainda nos dias de hoje, a multinacional tem participado de eventos pelo Brasil, em conjunto com estilistas e marcas. “Entretanto, sempre temos o propósito de unir moda e tecnologia através do design”, explica Boaventura. Entre os exemplos citados pelo gestor, está o lançamento oficial do Amni Soul Eco®. “Para o mercado de vestuário, o fio foi lançado em uma edição do São Paulo Fashion Week em parceria com o renomado estilista Ronaldo Fraga”, destaca. Além disso, a corporação também patrocina a Casa de Criadores, semana de moda que apresenta novos estilistas. “Queremos valorizar o produto e as matérias-primas brasileiras e contribuir para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva.”

Toda a relevância da Rhodia

Para a professora do curso de Moda da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), Julia Isoppo Picoli, a importância da Rhodia na moda brasileira é, de fato, indiscutível. “A Rhodia propagou a moda nacional e criou um visual que é reconhecido até hoje. Podemos dizer que foi pioneira em diversos lançamentos no nosso País”, ressalta. A docente ainda destaca que a multinacional foi responsável pelos primeiros grandes editoriais de moda, além de desfiles-show e apoio a grandes nomes do mercado nacional. Em relação aos seus esforços no setor calçadista, Julia é direta: “A marca sempre foi uma referência estética e de inovação. Creio que, com o direcionamento ao setor calçadista, ela continue com essa pegada e tenha uma maior visibilidade e abrangência em seus negócios”, avalia.

Os pilares inovação e sustentabilidade - principais vetores deste novo momento da multinacional no País - são, na visão da professora, essenciais. “A partir destas parcerias firmadas, podemos esperar produtos diferenciados e focados no mercado e no consumidor atual.”

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Outras áreas de atuação

A Rhodia tem força inegável no setor têxtil. Entretanto, também sempre foi muito reconhecida pela indústria química, com atuação em diversos segmentos. “Inclusive, temos grande expertise no segmento de produtos para couro, componentes e calçados, no qual atuamos há pelo menos 50 anos. Trabalhamos com o fornecimento de solventes oxigenados para adesivos, intermediários químicos para diversas etapas de tratamento de couro e sílicas de alto desempenho, que atuam com função de reforço de borracha para solados de calçados”, detalha o CEO da Unidade Global de Negócios Fibras do Grupo Solvay, Renato Boaventura.


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