Fimec 2018: visitação qualificada e bons negócios

09.03.2018 - Redação Jornal Exclusivo


Foto: Alisson Brum/Talenttare
Durante os dias 6, 7 e 8 de março, foi realizada a 42ª Fimec. A feira, que apresenta novidades em couros, produtos químicos, componentes, máquinas e equipamentos para calçados e curtumes, contou com 530 marcas expositoras e foi realizada nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS.

Com participantes de todo o Brasil - e, também, importadores de diversos países, a mostra calçadista se destacou pela visitação qualificada. Profissionais ligados ao setor eram a maioria das pessoas que circulavam pelo evento. Entre eles, esteve o comprador da Grendene Victor Liv, que já acompanha a feira há varias edições. “Eu visito a Fimec todo ano para estreitar relações com os fornecedores e também ver novidades. É muito importante ver o que o mercado está apresentando de novo.”

Já a designer de calçados femininos da Riachuelo, Amanda Oliveira, fez sua estreia na feira e aproveitou conhecer as novidades dos expositores quanto aos materiais e processos de fabricação do calçado. “Essa é a primeira vez que vim para a feira, e estou em busca de matéria-prima para o verão. Tenho encontrado bastante coisa, muitos itens legais e também mantendo contato com vários fornecedores”, comenta a designer.

Fimec impulsiona negócios

Com um olhar mais otimista para o setor calçadista, a Fimec viu seus expositores apostarem no evento como um espaço fundamental para seus negócios. Segundo Thiago Staub, gerente comercial das Máquinas Klein, o evento é fundamental para os negócios da empresa a longo prazo. “Fazer negócios é, sim, um dos nossos focos, mas queremos principalmente fazer contatos que vamos desenvolver daqui a 60, 90 dias. É de grande relevância fazer esses contatos que vão nos gerar bons negócios no futuro”, afirma o gerente comercial.

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Ações paralelas agregam conhecimento e informação

Em um novo espaço, Fábrica Conceito e Estúdio Fimec ganharam destaque logo na entrada do evento. No Estúdio Fime,c o foco é na informação de moda, inspiração e direcionamento para os visitantes quanto às novidades para as próximas estações. O tema Reconectar foi apresentado através de materiais e um ambiente lúdico e inspirador.

Na Fábrica Conceito, o funcionamento do maquinário exposto no evento atraiu visitantes. Com a fabricação de calçados em tempo real, foco na tecnologia e aumento da produtividade, o espaço funciona como uma indústria. Na iniciativa, os visitantes puderam se atualizar em relação a novidades em maquinário de produção e processos que otimizam custos e tempo. O projeto Sola (Sistema de Operações Logísticas Automatizadas), da Abicalçados também é um dos destaques da Fábrica. O sistema permite reduzir custos de produção, rastreabilidade, possibilidade de crossdocking e reposição automática, controles e organização para gestão dos negócios e inventário em tempo real.

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Foto: Alisson Brum/Talenttare
Sucesso na primeira edição do Fórum Fimec

Um dos pontos altos desta edição da feira foi o Fórum Fimec: Moda & Negócios. Em dois dias, o evento recebeu cerca de 600 pessoas em busca de conhecimento.

No primeiro dia, um bate-papo cheio de informação com Luana Lanzini, Fashion Designer & Trendforcaster, e Luana Savadintzky, Fashion Directions, que trouxeram informação de moda e apresentaram um pouco do que as marcas internacionais estão fazendo pelo mundo. Já a curadora Fashion Claudia Bartelle comentou sobre estilo e ressaltou a forma como a moda está dinâmica e cheia de possibilidades. Por fim, o estilista Alexandre Herchcovitch falou de sua experiência e atuação dentro de sua marca, a À La Garçonne.

Já o segundo dia trouxe palestras sobre negócios. Larissa Dalto, supervisora comercial marketplace do Mercado Livre, ministrou a palestra sobre Marketplace explorando todo esse universo e trazendo dados e estudos que apontam essa inovação no comércio on-line. Julio Martini, Chief Operating Officer da Camuto Group, provocou os visitantes a pensarem na produção de maneira diferente, e ainda expôs a forma como sua empresa trabalha com produção e importação de produtos. Por fim, o vice-presidente executivo de manufatura da New Balance Estados Unidos, John Wilson, apresentou métodos de trabalho da marca e trouxe indicadores do futuro dos processos produtivos.

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A edição de 2019:

A 43ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) está marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS.


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