Momento decisivo para o setor

08.03.2018

Este é um momento muito importante para o País: estamos iniciando a retomada do desenvolvimento econômico, dando continuidade às reformas necessárias para a modernização do Brasil e pensando nas próximas eleições, para eliminar os maus políticos da cena nacional. O setor coureiro-calçadista também está em um momento crucial. Aproveitando estes bons ventos, chegou a hora de acreditarmos no nosso potencial, de investirmos mais concretamente em tecnologia, inovação e sustentabilidade. Estes três temas, se bem trabalhados dentro de nossas empresas, nos trarão mais produtividade, menores custos, mais respeito do mercado e maiores vendas. Consequentemente, mais lucratividade e maior perenidade do nosso negócio.

Nível tecnológico

Temos, hoje, no Brasil, um complexo industrial respeitável, com um nível tecnológico satisfatório, mas que precisa se elevar para fazer frente à concorrência internacional. Incentivos fiscais, mão de obra barata e abundante são sempre importantes. Mas não são mais suficientes. Empresas bem geridas, com tecnologia avançada, com alto grau de automação, são mais competitivas que as empresas tradicionais, independentemente de onde elas estejam, de quanto incentivo recebem e de quanta oferta de força de trabalho possuem. A prova disto são as indústrias calçadistas que produzem com grande lucratividade em países como a Alemanha e os Estados Unidos, locais onde as contrações são caríssimas e praticamente não existem subsídios governamentais para esta atividade.

A informática tem revolucionado o mundo, principalmente nos últimos 20 anos. A cada dia, e com uma velocidade cada vez maior, a tecnologia da informação transforma nossa vida, nossas casas, nossas empresas, proporcionando recursos inimagináveis pouco tempo atrás. Hoje existem ferramentas para quase tudo: planejar, controlar, modificar e medir, por exemplo. Ficou muito mais fácil para administrar, mas também se exige muito mais conhecimento dos profissionais.

Fimec 2018

Em Novo Hamburgo/RS, ocorre esta semana a 42ª Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. Trata-se de uma das mais importantes mostras de tecnologia, inovação e design do setor em todo o mundo. Nela estarão expondo os principais fornecedores da cadeia de couro e calçado. Duas das principais atrações são a Fábrica Conceito e o Estúdio Fimec, espaços que apresentarão estes três temas. A primeira exatamente com o tema: a Tecnologia da Informação a Serviço da Indústria Calçadista.

Oportunidade

É uma espetacular oportunidade para todos os profissionais e empresários do setor terem contato com o que há de mais avançado em máquinas, equipamentos, matérias-primas, processos, sistemas de gestão, ferramentas informatizadas, tendências de comportamento do consumidor e moda. Também é um importante momento de troca de informações com os milhares de técnicos, engenheiros, compradores, estilistas, empresários que estarão expondo ou visitando a feira. Para tornar o evento ainda melhor, este ano teremos o Fórum Fimec, que trará nomes de peso para falar sobre moda, estratégia industrial e de mercado. Uma semana realmente decisiva para quem quer ver o seu negócio evoluir.

Luis Coelho

Luís Coelho é consultor internacional de empresas formado em Tecnologia de Produção de Calçados e pós graduado em Educação pela Feevale, com MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV. É diretor da Coelho Consultoria Empresarial Ltda.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.