Vivendo na zona de desafio

01.03.2018

Muitos falam que devemos sair da zona de conforto. Disso, me ocorrem duas questões: (1) Por que sair?; (2) Para onde ir? O motivo de sair da zona de conforto, teoricamente, é que ela representa um local onde não evoluímos, apenas mantemos o que somos e conquistamos, fazendo o mesmo. Mas, como o mundo a nossa volta toma decisões que não dependem de nosso gosto, intenção ou vontade e, muito menos, anda na velocidade que desejamos, certamente iremos, gradativamente, ficando mais obsoletos, ultrapassados, esquecidos.

O que um dia tinha valor, estacionado na zona de conforto, outro dia não terá mais. E, ao sair da zona de conforto, devemos estar prontos para ir para a zona de desafio. Lá, em campo aberto, devemos mostrar o nosso potencial e maestria. Lá, onde não há sombras para se esconder, devemos mostrar que queremos dominar um campo de atuação, ser reconhecidos, lembrados, desejados. Lá, é onde devemos querer estar.

Mas não vou me cansar? Sim, você vai. E, se isso acontecer, você volta para a sua zona de conforto e descansa por dez minutos. Depois você se organiza, reenergizado, e volta para a zona de desafio. Mas não é muito estressante? Somente se você não está preparado. Sua competência deve estar levemente acima dos desafios que você enfrenta. Não é para ser fácil, é uma luta diária e, a cada dia, o desafio aumenta um pouco. Isso gera crescimento.

Mas o que quero é viver na zona de conforto? Pode ser verdade e real, mas o perigo que assinalei acima vai estar presente. Não piore a sua vida tentando ficar uma temporada maior do que a permitida em sua atual zona de conforto.
Mas, no dia a dia, como faço para me colocar fora de minha zona de conforto e dentro da zona de desafio? Com algumas posturas e comportamentos desafiadores. Você deve retomar o seu olhar curioso, aquele que se aciona quando vamos a um país estrangeiro pela primeira vez. Você deve retomar a sua persistência em tentar vencer a zona de conforto dos outros a sua volta, como pares de trabalho, chefias etc, que resistirão um pouco a quem está agitando as águas.

E você deve adotar uma postura crítica ao que se determina padrão de atuação, que representa a maneira como as coisas são feitas até hoje. Lembro que isso é bastante desafiador, pois exigira sempre uma queima de energia em se colocar neste mindset. Veja o exemplo de dirigir, comparando os primeiros dias de direção com anos depois de prática. Muitas vezes você chega ao seu destino e nem se lembra de nada pelo caminho. Estava quase inconsciente durante todo o trajeto. Estar na zona de desafio implica estar conscientemente desafiando esta maneira inconsciente de fazer negócios onde, a cada dia que passa, menos se torna lucrativa a operação.

O seu sucesso dependerá deste risco. Ralph Waldo Emerson disse: “Os homens alcançam sucesso quando eles percebem que seus fracassos são uma preparação para suas vitórias”. Na zona do desafio, você será testado e, algumas vezes, o resultado não será satisfatório. Mas, entendido da forma correta, será o aprendizado necessário para outro maravilhoso que nasce.

Gustavo Campos

Gustavo Campos é coach comercial, sócio e analista de inteligência da FOCAL Pesquisas.
www.focal.com.br
focal@focal.com.br

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.