Artecola Química pede recuperação judicial

06.02.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Sede da empresa, em Campo Bom/RS
A Artecola Química (Campo Bom/RS) ingressou com um pedido de recuperação judicial nesta terça-feira, 6 de fevereiro. Em comunicado oficial, a empresa informou que a origem dos problemas financeiros não estava relacionada aos negócios do segmento químico. Na semana passada, a companhia anunciou a demissão de 80 colaboradores. Em dezembro de 2017, o grupo empresarial chegou a contratar uma consultoria paulista para reestruturar toda a sua operação.

A companhia gaúcha sofreu descapitalização com a MVC (São José dos Pinhais/PR), empresa de plásticos de engenharia na qual a Artecola era sócia da Marcopolo (Caxias do Sul/RS), que venceu uma licitação para a construção de 208 creches públicas. Alegando falta de pagamento por parte do Poder Público, o empreendimento paralisou as obras.

Em março de 2017, a Artecola anunciou o encerramento da Arteflex, empresa do grupo que produzia calçados de segurança. Foram fechadas uma fábrica em Novo Hamburgo/RS, e outra em Itanhandu/MG.

***

Assim que a Justiça autorizar o pedido, a Artecola Química começa a elaborar o plano de recuperação judicial. A proposta precisa ainda ser aprovada pelos credores e ser homologada pelo judiciário antes de sua execução. "Com o processo recuperacional, iremos dar continuidade à atividade empresarial e renegociar nossas dívidas, de modo a cumprir as obrigações a serem previstas no Plano de Recuperação Judicial. A RJ é uma das ferramentas, e parte de um plano maior, para recuperarmos a saúde financeira da Artecola e seguir gerando emprego e renda nos setores onde atuamos", informou a empresa em nota oficial.

A Artecola Química informa ainda que todas as suas operações, entregas e atendimento ao cliente seguem normal, não sendo afetadas pelo pedido de recuperação judicial.

Veja na íntegra a nota oficial divulgada pela empresa:

"A FXK Adm. e Participações e suas controladas, incluindo a Artecola Química, informa que ingressou com pedido de Recuperação Judicial junto ao Judiciário gaúcho. O objetivo é proteger o negócio químico, que é saudável e capaz de oferecer resultados positivos a todas as partes interessadas, e assim seguir gerando valor. As operações, entregas e os atendimentos aos clientes seguirão em ritmo normal, não sendo afetados por este movimento.

A origem das dificuldades que levaram ao pedido de RJ não foi o negócio químico, e sim investimentos do passado, alguns deles dependentes de contratos com o Poder Público.

Apesar da crise financeira na Artecola ter se iniciado em 2015, durante dois anos mantivemos nossos pagamentos em dia, conservando nossa tradição de quase 70 anos em honrar compromissos. No entanto, recentemente, a saúde financeira da empresa teve sérios abalos em função desta situação.

Nos últimos dias, bloqueios e impedimentos quase que diários prejudicaram o dia a dia da companhia, inviabilizando a gestão saudável das finanças.

Alguns credores mais afoitos acenaram com pedidos de falência. Diante disso, optamos pela manutenção dos empregos e continuidade dos negócios através da Recuperação Judicial.

Com o processo recuperacional, iremos dar continuidade à atividade empresarial e renegociar nossas dívidas, de modo a cumprir as obrigações a serem previstas no Plano de Recuperação Judicial. A RJ é uma das ferramentas, e parte de um plano maior, para recuperarmos a saúde financeira da Artecola e seguir gerando emprego e renda nos setores onde atuamos.

Menos de 2% das empresas brasileiras chegam aos 70 anos, e ninguém alcança essa idade sem enfrentar percalços. Este é mais um passo em nossa trajetória de quase 70 anos, que nos levou ao posto de uma das empresas mais internacionalizadas do Brasil, líder em inovação e destaque em sustentabilidade.

Temos a convicção de que seremos uma empresa ainda mais forte depois desse período, pois somos econômica e financeiramente viáveis e temos plenas condições de superar esta fase."

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.