Jornal Exclusivo participa de congresso internacional em maio

08.01.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Reprodução
Encontro debaterá inovações na indústria, sustentabilidade, entre outros assuntos
De 16 a 18 de maio ocorre, na cidade do Porto, em Portugal, o 20º UITIC - Congresso Internacional Técnico de Calçado. O tema escolhido para esta edição foi Da Moda à Fábrica – Uma Nova Era Tecnológica, por refletir o momento atual de mudanças tecnológicas constantes que afetam as indústrias ao redor do mundo, inclusive a calçadista. Especialistas e importantes players estarão na programação do evento, bem como grandes marcas, varejistas, fabricantes, componentes e fornecedores de tecnologia, todos convidados a apresentar suas visões sobre o futuro do negócio.

O Jornal Exclusivo é o veículo brasileiro convidado pela organização do evento para acompanhar a programação e divulgar as novidades em seus canais, atingindo o maior número possível de profissionais ligados à cadeia no Brasil. O 20º Congresso Internacional Técnico de Calçado é organizado pela UITIC (Internacional Union of Shoe Industry Technitians), CTCP (Portuguese Footwear Technological Centre) e Appiccaps (Portuguese Footwear Components and Leather Goods Manufacturers Association).

Cidade do Porto sediará Congresso da UITIC Cidade do Porto sediará o Congresso da UITIC

Projetos inovadores

Como tradição da programação, o 20º Congresso UITIC apresentará projetos e tecnologias inovadoras para o setor calçadista. Para isso, a organização do evento convida estes “inovadores” para apresentar suas ideias. O prazo para envio dos projetos se encerrou no dia 20 de dezembro. O comitê UITIC anunciará os oradores escolhidos até 30 de janeiro de 2018 e os textos finais deverão ser enviados até 15 de abril de 2018.

A primeira parte do congresso será dedicada a novos produtos e serviços, com foco em compreender as necessidades dos mercados, incluindo nichos e as necessidades dos consumidores. A segunda parte é orientada para a inteligência de desenvolvimento e fabricação e se concentrará em como podemos repensar as ferramentas a serviço da indústria. Entre as necessidades latentes da indústria estão redução o tempo da inovação, design e produção, por meio do uso de modelos e trocas digitais. Fábricas inteligentes (indústria 4.0), robótica e impressão 3D devem estar entre os tópicos para uma profunda discussão.

A sustentabilidade, a transparência da cadeia de suprimentos e questões regulatórias fazem parte da terceira etapa do encontro. Aspectos sociais e ambientais não podem mais ser desconsiderados. Fábricas limpas e seguras serão essenciais a este novo momento. Como cumprir essas demandas?

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Outra etapa terá como temática a logística, o varejo avançado e o marketing. O desenvolvimento do e-business e seu impacto na logística e distribuição, criação de produtos personalizados, novos conceitos de vendas e organização da cadeia de abastecimento para antecipar as solicitações do mercado também devem render discussões interessantes.

A última parte do congresso será sobre gerenciamento de fábricas centradas no trabalho humano e novas formas de gerenciamento, tendo em vista as novas habilidades necessárias pós-revolução digital.

O Congresso UITIC combinará apresentações de speakers renomados e visitas a algumas das mais tecnologicamente avançadas empresas do ramo calçadista. Inscrições e outras informações podem ser obtidas no site.

A INDÚSTRIA PORTUGUESA

Foto: Carmo Amorim/Divulgação
Calçado da marca portuguesa Paulo Brandao
Portugal é considerado um dos atores principais na indústria calçadista mundial. Entre seus diferenciais está a rápida transformação e modernização, que redundaram em ampla vantagem competitiva. Hoje, o país é referência em qualidade, excelência e capacidade de entrega de pequenas séries

Em 2016, este polo registrou o sétimo crescimento consecutivo nas exportações

São 1.473 empresas que empregam 38.661 pessoas

O foco é o mercado internacional, com mais de 95% do que é produzido destinado à exportação

Em 2016, Portugal exportou mais de 81,6 milhões de pares, o que representou um valor de 1,9 bilhões de euros. Este desempenho foi 3,2% superior ao registrado em 2015

Em 2016, os principais destinos do calçado português foram França, Alemanha, Holanda, Espanha e Reino Unido

Mercados menos tradicionais, como China (+9,7%), Nova Zelândia (12,8%) e Estados Unidos (+13,6%) têm crescido.

Fonte: Appiccaps

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