Aproveite para transformar 2018 no ano da inovação

29.01.2018

Tenho conversado com empresários e gestores de diferentes setores da economia sobre as perspectivas para esse ano que recém começou. De maneira geral, há otimismo sobre um início de recuperação mais intensa da economia.

O mercado financeiro vem aumentando as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto para 2018 e revisando o índice de inflação para patamares bastante baixos. Poderia ainda citar outros indicadores importantes que impactam os negócios como a taxa de câmbio e resultado da balança comercial mas gostaria de trazer outra perspectiva importante que impacta os negócios: a estratégia adotada pela empresa em seu mercado.

Não há dúvida que os fatores macroeconômicos impactam os negócios e o desempenho das empresas, mas há também diversos fatores que são restritos às escolhas que fazemos como gestores. Com qual atitude iremos conduzir os negócios em 2018?
Crises e períodos de crescimento são movimentos esperados e alternados conhecidos como ciclos econômicos. Mas será que todas as empresas desempenham iguais nesses períodos? Um estudo interessante foi realizado por um conjunto de pesquisadores de Harvard com objetivo de identificar as estratégias adotadas pelas empresas nos períodos de dificuldade.

Foram consideradas crises e retomadas econômicas por mais de 3 décadas a partir dos anos 1980. As estratégias de 4,7 mil empresas foram avaliadas. Pelo menos quatro padrões foram identificados:
1. Inércia - esperar para ver o que iria acontecer no futuro.
2. Proteção - diminuir de tamanho, demitindo pessoal e vendendo ativos.
3. Diversificação – comprar empresas em outros setores na expectativa de encontrar mercados mais lucrativos.
4. Inovação – aproveitar o momento para investir em novos produtos, processos e modelo de negócio.

Das quatro estratégias adotadas, aquela que trouxe melhores resultados foi a das empresas que abraçaram a inovação. Foram elas que conseguiram eliminar ineficiências, criar novos produtos e serviços que falavam com a nova realidade de mercado e trouxeram modelos de negócios que conquistaram os clientes.

O ano de 2018 está recém começando. Por isso, vale lembrar que todo progresso ocorre fora da zona de conforto. Mario Andretti, campeão em diversas categorias no automobilismo, dizia que “se tudo parece sob controle, você não está indo rápido o suficiente!”. A escolha de acelerar é nossa, portanto, não percamos tempo.

Felipe Ost Scherer

Felipe Ost Scherer é sócio-fundador da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação. Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS, consultor empresarial, palestrante e professor na ESPM/SUL. Autor dos livros Gestão da Inovação na Prática, Práticas dos Inovadores e O Time dos Sonhos da Inovação. Também é mentor de inovação na Endeavor Brasil. Contato: felipe@innoscience.com.br.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.