Preview, Couromoda e um possível Replay

15.12.2017 - Roberta Pschichholz / Jornal Exclusivo, de São Paulo/SP

Foto: Divulgação
Com estandes oferecidos de maneira gratuita a expositores confirmados na Couromoda 2018, a promotora de eventos realizou, de 9 a 11 de novembro, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, na capital paulista, uma nova proposta de feira para o segmento calçadista. Lançado como um evento para conectar a cadeia e agregar informações sobre o comércio eletrônico – temática central desta edição –, o Couromoda Connections & Collections transformou-se em Preview Couromoda e mostrou ao mercado um layout enxuto e objetivo que agradou os expositores. Fundador e presidente do Grupo Couromoda, Francisco Santos aposta na reinvenção do negócio e no poder de escolha do cliente da companhia. “Queremos que, com as duas feiras, voltemos a ter o tamanho que a Couromoda um dia teve”, explica, acrescentando que não descarta promover mais um evento, o Couromoda Replay, 60 dias depois da mostra de janeiro. “Vivemos a era do fast-tudo, então, faz sentido ter mais uma feira para abastecer o varejo”, aposta o empresário.

Profundo entendedor do mercado calçadista e das feiras, Francisco acredita na perpetuação do negócio, mas, para isso, é preciso se adequar à nova realidade. “Não quero que a Couromoda desapareça”, enfatiza, ao acrescentar que quase todas as culturas calçadistas ocidentais sucumbiram e que o Brasil tem condições excepcionais para se fortalecer. “Temos uma grande vantagem, que é a capilaridade da nossa rede de varejo”, analisa, ao mencionar que, até hoje, nenhuma rede internacional conseguiu se posicionar no mercado brasileiro.

Com alto investimento – os valores giram em torno de R$ 5 milhões –, o Preview Couromoda mostrou ao mercado um modelo de negócio cuja grande estrela é o calçado. “É uma demonstração de que é possível gastar menos e deixar todo mérito para o produto”, indica Francisco.

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Com um terço da coleção à mostra, a Anatomic Gel (Franca/SP) participou do preview para entender a proposta. “Todos que estão aqui devem ter vindo com esse mesmo propósito”, comenta o gerente de Exportação Daniel Paludetto. Ele considera a logística de São Paulo melhor para todos e focou seus esforços no relacionamento com o cliente. Atualmente, 40% dos pares produzidos pela empresa francana são destinados ao mercado externo.

Fonte de pesquisa e negócio para 1,2 mil LOJISTAS

Para os lojistas, a participação no evento também virou fonte de pesquisa. “Compramos inverno em janeiro, mas aqui não deixamos de ficar por dentro das tendências. Já pudemos ver quais os materiais, saltos e texturas não podemos deixar de comprar”, conta Silvia Serradura, proprietária da Beneditta, de Santos, litoral de São Paulo. A meia estação é a grande aposta da lojista, atenta a sandálias fechadas, tênis de solado grosso e modelos que agreguem conforto. “Essa é a grande tendência do mercado”, sinaliza.

Marca que retoma mercado de forma vertiginosa a cada temporada, a Via Uno (Santo Antônio da Patrulha/RS) apresentou no preview 80% de seus lançamentos para o inverno 2018. Depois de estrear na SC Trade Show e fechar ótimos negócios com grandes redes daquele Estado, São Paulo também rendeu bons contatos. “Atendemos uma grande marca de e-commerce e um importador da Colômbia já nas primeiras horas da feira”, comenta o estilista Anderson Haag. O layout do evento também o agradou. “Esse é o caminho e o futuro das feiras”, aponta.

A presença de grandes lojistas animou o diretor da Giulia Domna (Novo Hamburgo/RS), Angelo Zenglein. Com 80% de seus lançamentos nas prateleiras do estande, a etiqueta pode testar suas apostas. “Já lançamos nosso preview duas semanas antes desta feira”, informa, já adaptado ao ritmo do mercado. O calçadista acrescenta que 60% do total das vendas da companhia ocorrem antes de janeiro.

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Sweet Chic conquista MERCADO

Com expertise de 15 anos no segmento de plásticos, a Redeplast (Novo Hamburgo/RS) está conquistando mercado com a marca Sweet Chic. O espaço no Preview Couromoda era pequeno para tanto movimento de lojistas - a maioria ainda em busca de novidades fabricadas para grifes conceituadas, para as quais a companhia é licenciada para produzir linhas em full plastic, entre elas Colcci, Arezzo e Santa Lolla. “A marca própria representa 30% do nosso negócio. Para 2018, não vamos abrir mais clientes de private label”, avisa o diretor comercial Juliano Martins. Com um ano e meio de existência, a Sweet Chic começou no circuito de feiras dentro do estande coletivo de Novo Hamburgo. Hoje, encara o mercado em um espaço individual, coberto por calçados e bolsas sintonizados às principais tendências. O resultado do projeto surpreendeu a empresa. O ano de 2017 se encerra com crescimento de 30% e 150 mil pares produzidos apenas para a marca própria. As vendas para o exterior representam 15% do faturamento e a Europa é a principal consumidora.

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Foto: Divulgação
Próximo Preview

Diretor da Couromoda, Jeferson Santos lembra que o Preview já era promovido no passado e, agora, foi retomado de maneira repaginada. Com 1,2 mil razões sociais presentes nos pavilhões do Expo Center Norte, o foco da programação, enfatiza Jeferson, foi apresentar ao mercado um novo jeito de fazer negócios. “Quisemos demonstrar o cunho digital do preview. Foi um ‘summit’, para debater o futuro do negócio do varejo. Vamos repetir o evento ano que vem e clientes de Couromoda vão poder participar novamente”, detalha o empresário, acrescentando que foram criados diferentes pacotes, para que cada expositor escolha a melhor combinação. Em 2018, o evento ocorre de 8 a 10 de novembro, no mesmo endereço. “Com esta nova cara, uma feira mais fácil, objetiva e barata, com montagem interativa, bonita e de muitos negócios”, resume Jeferson.

Contagem regressiva para a Couromoda 2018

A Couromoda 2018 ocorre de 15 a 18 de janeiro, no Expo Center Norte. De segunda a quarta, o horário é das 10h às 20h e, na quinta, das 10h às 17h. Esta será a 45ª edição do evento.

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