A fábrica que desconhece a crise calçadista

06.12.2017 - Luís Carlos Facury / Especial

Foto: Divulgação
No cenário em que os indicadores econômicos mostram, em Franca/SP, a atividade calçadista em prolongado processo de retração e, de modo geral, ainda carente de sinais contundentes de recuperação, vale registrar, em contrapartida, a existência de um expressivo número de empresas locais que se destacam pela firme manutenção de sua capacidade produtiva, pelo franco processo de modernização tecnológica e pela esmerada qualificação dos seus sapatos. Tal é o caso da indústria Anatomicgel, fundada em 1996, que mantém produção média mensal de 36 mil pares, em variadas linhas masculinas. Além disso, conta com um quadro de 270 funcionários, distribuídos setorialmente em um prédio de 6 mil metros quadrados de área construída.

A Anatomicgel, cuja produção se mantém estável há anos, chega a praticamente todo Brasil, na proporção de 60%, enquanto a outra fatia é exportada a 38 países, conforme dados atualizados. Suas coleções, sempre em sintonia com as tendências e especificamente masculinas, priorizam a qualidade e o conforto, abrigando variada gama de modelos, que incluem o social sider, sapatênis, sandália, bota e coturnos.

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As razões do sucesso

José Rosa Jacomete, o Zuza, sapateiro de origem, fundador e presidente da Anatomicgel, constituiu essa empresa, hoje caracterizada como familiar, abrigando a filha Fabiana e o genro Jean Marques. Mas a indústria, como ele bem observa, segue padrões tecnológicos modernos, os mais recomendados para alcançar o melhor desempenho em termos de racionalidade, eficiência e produtividade. Com a preocupação de sempre inovar, tem investido sistematicamente na capacidade produtiva, na modernização tecnológica, se empenha “em manter em alta os níveis de capacitação do nosso pessoal”, acrescenta o empresário, consciente do acerto de suas decisões.

Foi assim que a viabilização da Anatomicgel na conquista dos mercados, interno e externo, veio como consequência, já que foi possível apostar com segurança na qualidade do produto fabricado na unidade assim estruturada. Um sapato, então, diferenciado pelo nível da qualidade, do conforto, do visual atraente e de modelagem sempre atualizada. “Mas, também, jamais abrimos mão da utilização de material de primeira linha, no cabedal, no solado e no revestimento interno, pois só utilizamos o couro e nada de material alternativo.” E adiante reforça: “Tanto que nosso pessoal da produção foi capacitado e orientado para trabalhar com artigos com essas especificações, de modo a conseguirmos o melhor e o mais apreciável em cada modelo, afinal, necessariamente submetido a um rígido controle quanto à excelência da produção.”

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Predomínio sobre o mercado

Jacomete assume uma posição pragmática a respeito do mercado, e a isso credita o bom desempenho na prática comercial da sua empresa. “Ora, se produzimos um calçado nessas condições, ajustado às exigências do consumidor de variadas faixas e exercendo uma política de preços realista, nossas relações com o mercado passam a ser guiadas pelo interesse comum, equilibradas, sem predominância ou subordinação de qualquer das partes”.

No seu entendimento, não sendo assim e quando ocorre o desequilíbrio, tanto mais diante a abundância da oferta, por exemplo, a empresa se obriga a reduzir sua rentabilidade a um limite comprometedor. Nesse caso, o resultado, obviamente, não deixaria de ser comprometedor. “É o perigo da submissão ao mercado comprador, do qual o fabricante se torna refém, ou seja, a parte fraca no esquema das negociações, arcando com dificuldades e prejuízos daí advindos”, avalia o empresário. E pode ocorrer, adverte, a descaracterização do produto, apelando-se até para o uso de materiais alternativos, na tentativa de adaptação a um custo final mais baixo.

No caso da Anatomicgel, o bom desempenho da área comercial tem proporcionado a segurança orçamentária capaz de sustentar o giro financeiro da empresa, ademais de respaldar os seus contínuos projetos de modernização tecnológica. “Em consequência, trabalhamos com tranquilidade, porque, afinal, não dependemos da complementação do crédito bancário em qualquer situação”, assegura, satisfeito, o industrial Zuza Jacomete, como que passando um atestado de maturidade econômica de sua organização.

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SEM SEGREDOS

Ao afirmar que “não faz mesmo segredos” de como estabelece a sua política na condução da fábrica, Zuza evita repassar experiências, ou simplesmente emitir opiniões a terceiros, porque acredita que cada fábrica tem a sua própria estrutura organizacional e funcional, em razão da qual norteia suas atitudes e formula a sua estratégia administrativa.

Mas, como forma de alerta, menciona a tendência expansionista (com amplo apoio governamental) do setor calçadista da China, que já não esconde a sua ambição de ampliar a conquista do mercado externo. E não só da China, como da Índia e de parte do sudeste asiático. “Temos de nos preparar convenientemente para enfrentar essa nova situação de concorrência, valendo-se dos nossos conhecimentos e da nossa habilidade, adquiridos ao passar de décadas de trabalho voltadas para o ramo calçadista, no qual Franca se destacou como um centro produtor de conceito nacional e internacional”, finaliza.

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ANTOMIC GEL EM NÚMEROS

Fundada em 1996;
Tem produção média mensal de 36 mil pares;
Emprega 270 funcionários;
Toda produção está em um prédio de 6 mil metros quadrados de área construída na cidade de Franca;
60% da produção é destinada a sapatarias dentro do País e 40% é exportado para 38 países.

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