Mais consumidores vão às compras neste Natal

05.12.2017 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Fotolia.com
Pesquisa da Fecomércio MG aponta que tíquete médio será de até R$ 200
A maioria dos belo-horizontinos (63,3%) pretende presentear pessoas queridas neste Natal, principalmente familiares. O número é maior que o apurado no ano passado pela pesquisa de Intenção de Consumo, elaborada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. Em 2016, 51% iriam às compras no mesmo período. O tíquete médio esperado é de até R$ 200, conforme estimativa de metade dos entrevistados, sendo que quase um terço (27,9%) planeja desembolsar entre R$ 200 e R$ 500.

A analista de pesquisa da Fecomércio MG, Elisa Castro, observa que o resultado é muito positivo. “O período natalino é o mais importante para o setor. Impacta praticamente todos os segmentos e, por isso, gera otimismo. Neste ano, embora as famílias ainda demonstrem certa cautela para o consumo, a adesão às compras de fim de ano será maior. Isso é fundamental”, argumenta. Conforme o levantamento, os clientes deverão adquirir poucos produtos e de menor valor (48,4%). De modo geral, 70,4% têm a intenção de gastar menos com os presentes na comparação com 2016.

Promoções e liquidações

Um grande atrativo, portanto, serão as promoções e liquidações, que devem ser realizadas por 50,4% dos empresários. Outros 25% vão investir em propaganda, e 15,2% prometem um atendimento diferenciado. Entre as empresas que são impactadas na cidade (72,6% do total), 56,5% acreditam que as vendas serão iguais ou melhores em relação às do ano passado, como indica o estudo de Expectativa de Vendas, feito com empresários. “O valor afetivo da celebração e o aquecimento do comércio ao longo do ano são os principais motivos apontados para as boas perspectivas”, observa Elisa.

Itens mais procurados

Os itens mais procurados pelos consumidores serão roupas (43,6%), brinquedos (20,8%) e calçados (8,4%). A maior parte dos clientes (61,4%) planeja realizar os pagamentos à vista, no dinheiro ou cartão de débito, caso obtenha descontos. Os shoppings centers (39,1%) e as lojas de rua/hipercentro são os locais preferidos para a busca dos produtos.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.