1. Generoso: o líder deve compartilhar os conhecimentos e as informações a que teve acesso, proporcionando crescimento para os colaboradores por meio de uma atuação estratégica;
2. Ético: ele deve orientar a equipe para que ela conduza as suas funções com base nas normas éticas. É preciso manter relações saudáveis e sustentáveis;
3. Inspirador: reconhecer e incentivar o melhor de cada profissional é uma das características principais. Considerando as habilidades individuais, se pode impulsionar ideias inovadoras;
4. Exemplo: os profissionais precisam perceber um elo entre o que o líder diz e o que ele pratica. É preciso ser exemplo! Agir da forma correta é deixar claros os valores profissionais, o respeito com o outro e ter equidade com o time;
5. Conector: é essencial que o gestor crie pontos de conexão com os profissionais e lhes dê acesso a todos os departamentos da empresa. Isso estimula a integração com profissionais de outras áreas e ajuda a entender o funcionamento da companhia;
6. Ouvinte: ouvir é uma forma de conhecer os profissionais e identificar os potenciais de cada um. O líder deve entender que ouvir é uma maneira de manter-se atualizado, já que o time está em contato direto com a execução das tarefas e com outros interlocutores da empresa.
Fonte: Lázaro Malta (CEO da Ahgora Sistemas)