Jovem empreendedor cria marca de calçados handmade

16.11.2017 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Éden Martins
Após 11 anos como administrativo de uma empresa de componentes para calçados em Novo Hamburgo/RS, Éden Martins, 30 anos, resolveu empreender e abrir o seu próprio negócio. Em maio do ano passado, ao lado da noiva, Alexandra Cunha, lançou a Riscato Shoes, marca de sapatos masculinos handmade.

A escolha por empreender no setor não foi por acaso. Entre 1985 e 2008, seus pais, Neri e Enaidi Martins, eram proprietários de uma indústria de calçados. Após encerrar as atividades da empresa, a família manteve um ateliê de prestação de serviços. “Um dos grandes motivos para que a Riscato exista está relacionado à família e a toda a história que o sapato tem em nossas vidas”, diz o empresário, cuja mãe é a costureira oficial dos produtos da marca.

A etiqueta tem foco no consumidor masculino, com peças produzidas em pequena escala, a partir de matérias-primas nobres, mão de obra artesanal e venda direta ao consumidor – por meio de e-commerce e loja física própria.

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DIFERENCIAL do feito à mão

O diferencial dos produtos da Riscato Shoes está no handmade. A produção da marca é feita por profissionais experientes, muitos deles com expertise de 40 anos na área. “Os sapateiros trazem sua experiência, garantindo a qualidade dos calçados. A ‘galera do design’ acrescenta juventude e inovação, trazendo, assim, criatividade e renovação como parte do conceito do negócio”, destaca Éden, acrescentando que a marca valoriza as relações humanas e o modo colaborativo. “Por isso, o foco da Riscato é satisfazer nosso cliente e criar laços verdadeiros para a vida. A fabricação artesanal, possibilita transmitirmos esse sentimento.”

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