Revista Lançamentos: vovozinha, que nada!

22.11.2017 - Roberta Pschichholz / Jornal Exclusivo

Desde a edição passada, estamos altamente provocativos. Temos exercitado nosso olhar amplo e irrestrito sobre diferentes públicos. Em julho, trouxemos para a capa uma drag queen, a poderosíssima Veronica Weiss. Como uma sequência para esse movimento, desta vez apostamos em outro target, a cada ano mais crescente e incrivelmente desassistido. A nova terceira idade é repleta de gente que, do alto de seus 60 anos ou mais, está bem distante daquele estereótipo de vovôs e vovós interessados apenas em cuidar dos netos. Eles querem mesmo é viajar, apreciar uma boa gastronomia, curtir as amizades e, principalmente, consumir moda. Eis aí um assunto polêmico. Poucas marcas consideram, na criação de suas linhas, produtos pensados especialmente para este segmento.

Para provocar esta discussão, o editorial de capa que apresenta as novidades em calçados e acessórios para o inverno 2018 foi clicado com a atriz e professora Ida Celina.

Com vocês, nossa cover girl: Ida Celina

O ideal de democratização da moda começa a ganhar seus primeiros contornos e aparece com cada vez mais destaque na indústria brasileira. Exemplo disso é a modelo que protagoniza a capa desta edição, Ida Celina. Aos 72 anos, a gaúcha de Porto Alegre/RS se dedica às artes há cinco décadas, como atriz e professora. Já a carreira no universo fashion começou há algumas temporadas. “Eu não imaginava que, com a idade que eu estou, fosse chamada para comerciais e trabalhos assim, porque o mercado, em geral, prioriza a juventude. Eu acho que agora está se abrindo um espaço muito legal e necessário para a maturidade”, comenta ela. Ida representa uma imensa fatia da população, dado que só tende a crescer nos próximos anos.

Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 60% da população brasileira, no ano de 2050, terá mais de 45 anos. Já de acordo com dados do Bank of America, em 2020, quem tiver 60 anos ou mais movimentará 15 trilhões de dólares no mundo. Ou seja, trata-se de um grupo com alto potencial de consumo.

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Novas influenciadoras digitais surgem em nosso radar, com muito mais pra falar do que muitas blogueiras bombadas. É o caso da cantora Alicia Keys (foto à esq.). Nascida e criada no gueto nova-iorquino, ela construiu carreira sólida na música e, há dois anos, passou a ganhar ainda mais espaço na mídia. Tudo por conta de suas decisões sobre aparência. Com a cara lavada em muitas aparições, já declarou que tem o direito de escolher quando quer ou não usar maquiagem.

Outra reportagem imperdível revela o espaço imenso que ganharam os tênis criados a partir de ícones do esporte. Nike Air Jordan e Adidas Stan Smith são modelos com mais de 30 anos que voltaram à cena fashion atual. Este resgate tem como origem a presença, cada vez mais intensa, dos sneakers nas passarelas. Não há dúvidas de que o tênis veio para ficar e, a cada temporada, novas tendências e redescobertas surgem para movimentar este mercado.

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