TONIN completa 35 anos e revisita suas ORIGENS

16.10.2017 - Bárbara Bengua / Jornal Exclusivo


A vontade de fazer um sonho se tornar realidade foi a principal motivação de Mario Tonin, diretor-presidente da Tonin (Farroupilha/RS). Em 1982, quando abriu as portas de sua fábrica de artigos em couro, os recursos eram escassos, mas a sua disposição para trabalhar era enorme. A breve experiência em fábricas de sapato e sua passagem por bares e lancherias fizeram com que o empreendedor percebesse que ele queria algo mais: ter seu próprio negócio. “Nós fundamos a empresa em uma época difícil, mas queríamos que desse certo. Por isso, nos esforçamos e tivemos muita persistência para fazer a Tonin acontecer”, recorda-se o dirigente.

Naquela época, 35 anos atrás, o gestor não poderia imaginar os rumos que a Tonin – que hoje é uma empresa totalmente familiar – iria tomar. Inclusive, no início de sua trajetória, a companhia tinha uma produção diferente dos dias atuais. Naquele tempo, eram fabricados apenas produtos masculinos – como bolsas tiracolo, capangas e carteiras. O grande sucesso daquelas décadas foi o modelo tiracolo vira-mala, que era um artigo dois em um. “Esse modelo era uma pasta que virava uma mala, na qual cabiam itens essenciais para passar uma noite ou duas. Era muito prático e versátil”, conta a designer Liziane Tonin.

O mercado, porém, sempre foi o termômetro para a Tonin, que é um exemplo de empresa que se adapta às necessidades. Por isso, com o passar dos anos, a marca começou a investir em produtos femininos – principalmente em carteiras, além de malas e artigos de viagem para todos os públicos. A linha de acessórios de informática, que engloba pastas, mochilas e triproll, também ganhou espaço. “Conforme a demanda, fomos agregando produtos e sempre buscando as melhores soluções para o negócio e para nossos clientes”, destaca o diretor da Tonin Imóveis, outro braço da companhia, Rodrigo Tonin.

Para Bruna Tonin, que também é designer da empresa, para se manter competitivo, é preciso lançar produtos diferenciados e inovadores. “Hoje em dia, temos uma ampla gama de opções”, defende ela.

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Artigos para uma viagem em GRANDE estilo

Transformar artigos do dia a dia – como malas de viagem – em objetos fashion e que causam desejo imediato é um dos objetivos da Tonin. Por isso, a ideia de produtos com tonalidades sóbrias, a exemplo de preto e marrom, não faz o menor sentido para a companhia. “Temos malas coloridas, estampadas e superdiferenciadas. Esses produtos conquistaram os lojistas e o público final”, explica Bruna. Além das referências de moda, os modelos da marca também facilitam a vida dos viajantes. “Como os produtos são originais, não tem como não enxergar a mala na esteira do aeroporto”, exemplifica Liziane.

Mas estes são apenas alguns dos atributos das malas da Tonin. A qualidade, praticidade e resistência também estão entre os diferenciais oferecidos pela marca. “Temos produtos em poliéster e plástico ABS, que não quebram, e que o cliente pode, literalmente, cansar de usar”, acrescenta o diretor-presidente Mario Tonin. Com grandes parceiros na Ásia, a companhia importa a matéria-prima e desenvolve os artigos em sua unidade no Nordeste. “Temos a capacidade para produzir 70 mil malas por mês”, garante o gestor.

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Artesanalmente ENCANTADORAS

A essência da Tonin está no feito à mão e nos artigos em couro. As carteiras femininas, portanto, são a consagração do DNA da marca. “Montar uma carteira é como um quebra-cabeça; todas as peças precisam se encaixar”, pontua Liziane. O processo, delicado e minucioso, é desdobrado em duas coleções por ano, que acompanham as tendências do universo fashion.

“Nós apresentamos modelos diferenciados, que são práticos e usuais, além de enfatizar algumas tendências de moda. Para a primavera-verão, por exemplo, apostamos em estampas florais, no nosso monograma e em selos”, afirma Bruna, ressaltando que alguns produtos podem ser usados à noite, como bolsa.

Rodrigo destaca, ainda, que o processo é manual e as máquinas só auxiliam os colaboradores. “Nós precisamos de pessoas, pois a fabricação da carteira é um processo artesanal que precisa ser aprendido. Aqui, tratamos estes artigos como uma joia”, enfatiza.

As carteiras masculinas, por outro lado, também têm seu espaço, mas o processo é mais simples e os modelos são tradicionais. “O homem ainda quer produtos sóbrios. Por isso, também ofertamos essas opções”, reforça Bruna.

Ao todo, são produzidas cerca de 70 mil carteiras por mês.

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BOAS expectativas para os próximos meses

A estabilidade político-econômica está na mira da Tonin. Para 2018, o diretor-presidente, Mario Tonin, acredita que o mercado irá reagir e a economia vai girar. Segundo ele, o Brasil passou por muitas dificuldades nos últimos anos, mas este momento foi importante para “colocar a casa em ordem”. Entretanto, isto não significa que este ano não será de números positivos para a empresa. “Acredito que iremos crescer cerca de 5% em 2017”, pondera.

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COM A PALAVRA, OS COLABORADORES

Paulo Sérgio Rita
"Trabalho há 27 anos na Tonin e sinto que pertenço a esta grande família. Eu vi a evolução da empresa e também cresci junto com ela. Sou muito grato, pois devo tudo que tenho a essa fábrica. Vejo o nosso diretor-presidente, o Mario, como um visionário, que sempre soube encarar as dificuldades e superá-las. Nós sabemos que, com ele, tudo sempre irá dar certo", Paulo Sérgio Rita, gerente de produção

Ana Maria Fabro
"Fazer parte da Tonin significa estar aberto às oportunidades. Estou aqui desde 2004 e pude acompanhar muita coisa, sempre crescendo junto com a empresa. Um dos principais desafios aqui dentro foi participar da nossa inserção no mercado de malas, que foi uma experiência muito enriquecedora e marcante. Nossa missão é inovar constantemente", Ana Maria Fabro, gerente administrativa

Antônio José Bassani
"É muito gratificante estar na Tonin há 32 anos e buscar a atualização o tempo todo. Sempre foi – e continua sendo – muito produtivo trabalhar aqui, pois permanecemos prontos para novos desafios. Já passei por muitas fases da empresa e consegui acompanhar o seu desenvolvimento. É muito bom ver o sucesso em tudo que foi construído", Antônio José Bassani, Financeiro


Confira vídeo exclusivo feito dentro da empresa:

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