A vontade de fazer um sonho se tornar realidade foi a principal motivação de Mario Tonin, diretor-presidente da Tonin (Farroupilha/RS). Em 1982, quando abriu as portas de sua fábrica de artigos em couro, os recursos eram escassos, mas a sua disposição para trabalhar era enorme. A breve experiência em fábricas de sapato e sua passagem por bares e lancherias fizeram com que o empreendedor percebesse que ele queria algo mais: ter seu próprio negócio. “Nós fundamos a empresa em uma época difícil, mas queríamos que desse certo. Por isso, nos esforçamos e tivemos muita persistência para fazer a Tonin acontecer”, recorda-se o dirigente.
Naquela época, 35 anos atrás, o gestor não poderia imaginar os rumos que a Tonin – que hoje é uma empresa totalmente familiar – iria tomar. Inclusive, no início de sua trajetória, a companhia tinha uma produção diferente dos dias atuais. Naquele tempo, eram fabricados apenas produtos masculinos – como bolsas tiracolo, capangas e carteiras. O grande sucesso daquelas décadas foi o modelo tiracolo vira-mala, que era um artigo dois em um. “Esse modelo era uma pasta que virava uma mala, na qual cabiam itens essenciais para passar uma noite ou duas. Era muito prático e versátil”, conta a designer Liziane Tonin.
O mercado, porém, sempre foi o termômetro para a Tonin, que é um exemplo de empresa que se adapta às necessidades. Por isso, com o passar dos anos, a marca começou a investir em produtos femininos – principalmente em carteiras, além de malas e artigos de viagem para todos os públicos. A linha de acessórios de informática, que engloba pastas, mochilas e triproll, também ganhou espaço. “Conforme a demanda, fomos agregando produtos e sempre buscando as melhores soluções para o negócio e para nossos clientes”, destaca o diretor da Tonin Imóveis, outro braço da companhia, Rodrigo Tonin.
Para Bruna Tonin, que também é designer da empresa, para se manter competitivo, é preciso lançar produtos diferenciados e inovadores. “Hoje em dia, temos uma ampla gama de opções”, defende ela.
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Artigos para uma viagem em GRANDE estilo
Transformar artigos do dia a dia – como malas de viagem – em objetos fashion e que causam desejo imediato é um dos objetivos da Tonin. Por isso, a ideia de produtos com tonalidades sóbrias, a exemplo de preto e marrom, não faz o menor sentido para a companhia. “Temos malas coloridas, estampadas e superdiferenciadas. Esses produtos conquistaram os lojistas e o público final”, explica Bruna. Além das referências de moda, os modelos da marca também facilitam a vida dos viajantes. “Como os produtos são originais, não tem como não enxergar a mala na esteira do aeroporto”, exemplifica Liziane.
Mas estes são apenas alguns dos atributos das malas da Tonin. A qualidade, praticidade e resistência também estão entre os diferenciais oferecidos pela marca. “Temos produtos em poliéster e plástico ABS, que não quebram, e que o cliente pode, literalmente, cansar de usar”, acrescenta o diretor-presidente Mario Tonin. Com grandes parceiros na Ásia, a companhia importa a matéria-prima e desenvolve os artigos em sua unidade no Nordeste. “Temos a capacidade para produzir 70 mil malas por mês”, garante o gestor.
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Artesanalmente ENCANTADORAS
A essência da Tonin está no feito à mão e nos artigos em couro. As carteiras femininas, portanto, são a consagração do DNA da marca. “Montar uma carteira é como um quebra-cabeça; todas as peças precisam se encaixar”, pontua Liziane. O processo, delicado e minucioso, é desdobrado em duas coleções por ano, que acompanham as tendências do universo fashion.
“Nós apresentamos modelos diferenciados, que são práticos e usuais, além de enfatizar algumas tendências de moda. Para a primavera-verão, por exemplo, apostamos em estampas florais, no nosso monograma e em selos”, afirma Bruna, ressaltando que alguns produtos podem ser usados à noite, como bolsa.
Rodrigo destaca, ainda, que o processo é manual e as máquinas só auxiliam os colaboradores. “Nós precisamos de pessoas, pois a fabricação da carteira é um processo artesanal que precisa ser aprendido. Aqui, tratamos estes artigos como uma joia”, enfatiza.
As carteiras masculinas, por outro lado, também têm seu espaço, mas o processo é mais simples e os modelos são tradicionais. “O homem ainda quer produtos sóbrios. Por isso, também ofertamos essas opções”, reforça Bruna.
Ao todo, são produzidas cerca de 70 mil carteiras por mês.
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BOAS expectativas para os próximos meses
A estabilidade político-econômica está na mira da Tonin. Para 2018, o diretor-presidente, Mario Tonin, acredita que o mercado irá reagir e a economia vai girar. Segundo ele, o Brasil passou por muitas dificuldades nos últimos anos, mas este momento foi importante para “colocar a casa em ordem”. Entretanto, isto não significa que este ano não será de números positivos para a empresa. “Acredito que iremos crescer cerca de 5% em 2017”, pondera.
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COM A PALAVRA, OS COLABORADORES
"Trabalho há 27 anos na Tonin e sinto que pertenço a esta grande família. Eu vi a evolução da empresa e também cresci junto com ela. Sou muito grato, pois devo tudo que tenho a essa fábrica. Vejo o nosso diretor-presidente, o Mario, como um visionário, que sempre soube encarar as dificuldades e superá-las. Nós sabemos que, com ele, tudo sempre irá dar certo", Paulo Sérgio Rita, gerente de produção
"Fazer parte da Tonin significa estar aberto às oportunidades. Estou aqui desde 2004 e pude acompanhar muita coisa, sempre crescendo junto com a empresa. Um dos principais desafios aqui dentro foi participar da nossa inserção no mercado de malas, que foi uma experiência muito enriquecedora e marcante. Nossa missão é inovar constantemente", Ana Maria Fabro, gerente administrativa
"É muito gratificante estar na Tonin há 32 anos e buscar a atualização o tempo todo. Sempre foi – e continua sendo – muito produtivo trabalhar aqui, pois permanecemos prontos para novos desafios. Já passei por muitas fases da empresa e consegui acompanhar o seu desenvolvimento. É muito bom ver o sucesso em tudo que foi construído", Antônio José Bassani, Financeiro
Confira vídeo exclusivo feito dentro da empresa: