Painel Exclusivo Debates encerra Semana do Calçado

06.10.2017 - Nicolle Frapiccini / Jornal NH

Foto: Mary Silva/GES-Especial
Evento ocorreu no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo
Depois de cinco dias de intensos e ricos debates, a Semana do Calçado 2017 terminou na noite desta quinta-feira, dia 5, com o 3º Fórum IBTeC de Inovação e o painel Exclusivo Debates, que ocorreram no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo/RS. A temática inovação colaborativa norteou todas as atividades dessa segunda edição da semana voltada ao setor coureiro-calçadista. E, é claro, o tema não ficou de fora do último dia da edição deste ano.

A editora-chefe do Jornal Exclusivo, Roberta Pschichholz, mediou a terceira edição do projeto Exclusivo Debates, que abordou a inovação na prática. A coordenadora de Inovação Radical do Aché Laboratórios, Alessandra Mascarello, foi a primeira a comentar o assunto. Para ela, a inovação tem que ser feita em rede. “Existem caminhos tortuosos na inovação, mas, para manter um negócio sustentável, é preciso inovar”, comenta, ao frisar que o segredo é estar atento às oportunidades. “As alegrias e as dores da inovação são semelhantes, independentemente do setor.”

O presidente da Calçados Bibi, Marlin Kohlrausch, lembra que as empresas têm que ter um propósito. “Sem isso, fica difícil inovar e se perpetuar. É preciso muita disciplina para conseguir inovar, ver o que todo mundo vê e pensar o que ninguém pensa”, salienta Kohlrausch, ao falar que inovação que não dá resultado não é inovação.

Caminho sem volta
Para o presidente-executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, a inovação é um caminho sem volta para a cadeia coureiro-calçadista. “Inovação é persistência. Temos que abrir a cabeça, quebrar paradigmas e ver o que os outros mercados, como o farmacêutico, por exemplo, está fazendo, porque ele tem soluções que podem ser aplicadas no nosso setor”, comenta, ao confirmar a terceira edição da Semana do Calçado em 2018.

Tecnologia e competitividade também são destaque
Duas palestras enriqueceram a terceira edição do fórum. O presidente-executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, destaca que a edição 2017 do encontro foi um sucesso. “É com muita alegria que tivemos mais participantes que a edição passada e fizemos um evento de sucesso nesse momento desafiador da economia.” O primeiro palestrante do encontro foi Felipe Ost Scherer.

“Temos que começar a nos antecipar. Temos o desafio das novas tecnologias”, fala Scherer que explanou sobre a potencialização da inovação por meio da colaboração. Os desafios da competitividade foram abordados por Carlos Alberto Fadul.

Diferencial competitivo
O gerente regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae gaúcho, Marco Aurélio Copetti, trouxe para o debate dados sobre a inovação nas micro e pequenas empresas brasileiras. “Temos o enorme desafio de mudar a atual página, na qual 76% das micro e pequenas empresas não inovam. Apenas 12% têm um nível considerado relevante”, diz, ao ressaltar que a inovação é a soma da experiência e do ambiente. “Inovação e tecnologia são os grandes diferenciais competitivos”, afirma Copetti.

Premiação IBTeCHDAY
Na abertura do 3o Fórum IBTeC de Inovação, foram premiados os ganhadores da segunda edição da maratona tecnológica IBTeCHDAY. O grupo Indústria 4.0 - Informação em tempo real venceu a edição 2017. Alexandre Schumacher, Douglas Cunha, Leonardo Souza e Luis Ricardo Oliveira foram premiados com passagens ao Vale do Silício. Em segundo lugar ficou o Forest Run. Os integrantes ganharam passagens e inscrições ao Campus Party.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.