FF Meeting abordou investimentos na indústria 4.0

05.10.2017 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Atividade integrou programação da Semana do Calçado
Nesta quarta-feira, 4 de outubro, no Instituto Senai de Inovação Metalmecânica, de São Leopoldo/RS, ocorreu atividade do FF Meeting, inserida na programação da Semana do Calçado. Promovido pela Abrameq, Abicalçados, Assintecal, CICB e IBTeC, o evento teve como tema a indústria 4.0. Na abertura, o presidente da Abrameq, Marlos Schmidt, destacou a importância do FF Meeting. "As ações coletivas dão força para o desenvolvimento das individualidades", enfatizou o dirigente.

O evento teve como palestrante a doutoranda da Unisinos Cristina Orsolin Klingenberg, que sublinhou a importância da cadeia do calçado estar tratando já deste tema, porque será fundamental em um futuro próximo. "A moda é um conceito estatístico, porque privilegia um produto com forte demanda, o que garante a viabilidade econômica de sua produção", argumenta. Porém, Cristina salienta que as mudanças da moda estão cada vez mais rápidas. "O que deixa como saída a produção artesanal ou uma maior flexibilidade no processo produtivo, o que é o objetivo da indústria 4.0, buscando até produtos personalizados", afirma, sustentando que isso permitirá o atendimento de nichos com eficiência econômica. Neste sentido, Cristina enfatiza que as tecnologias estão evoluindo muito rapidamente, ficando melhores e mais baratas. "E não se pode abrir mão destas inovações na atividade industrial, sendo necessário ao que se aplica ao negócio de cada empresa", salienta.

Produção calçadista na indústria 4.0

Cristina explica que a indústria 4.0 percorre o caminho do tamanho mínimo ao custo de produção em massa. "No entanto, o sucesso neste caminho somente pode ser alcançado quando toda a cadeia produtiva está envolvida, o que felizmente está sendo trabalhado pela indústria calçadista brasileira", complementou.

Ao final, os participantes da ação tiveram uma visita guiada às instalações do Instituto Senai de Inovação Metalmecânica.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.