Edela Land: a era pós-GDS começou

01.09.2017

De 27 a 29 de agosto, a feira Gallery Shoes, sucessora da tradicional mostra alemã GDS, ocorreu pela primeira vez. Ao invés de ocupar pavilhões enormes da Messe, em Düsseldorf, o evento ocorreu em prédios industriais desativados, tradicionalmente destinados a encontros artísticos. O novo endereço conferiu um charme todo especial à programação, misturando a leveza da moda e da arte com as estruturas fortes de um prédio industrial.

Segundo a promotora, a Igedo, foi um “fresh new start” que o universo do calçado, na Alemanha, sentia falta. Expuseram nesta primeira edição da Gallery Shoe 500 marcas, provenientes de 16 países. Conferiram a novidade em torno de 9,2 mil pessoas, a grande maioria de países europeus, mais notadamente do Norte da Europa.

Uma das grandes diferenças em relação à GDS foi o tamanho máximo dos um estandes, que não podiam superar os 150 metros quadrados – o que não é pequeno, mas muito menor do que os megaestands das grande marcas, que sempre se destacavam na GDS.

A altura das paredes também foi delimitada. De forma geral, a mostra ficou mais simples, mais direta, como sempre deveria ter sido, e agradou muito os expositores e os visitantes.

Considerando que decisões como estas – descontinuar a GDS e começar a Gallery Shoes – são sempre tomadas por colegiados dos principais e mais tradicionais players do mercado alemão, chega-se a crer que até mesmo eles não estavam mais de acordo com os altíssimos custos de uma feira, e resolveram simplificar em todos os sentidos. O resultado foi a sutil e agradável sofisticação do simples, em que todos se sentiram muito à vontade para fazer seus negócios. Tudo isso, em resumo, resultou numa feira de sucesso, e que deve se consolidar com o passar das estações.

Exemplo para o Brasil? Bem se sabe que pagar o valor de um apartamento para um estande numa feira que dura três ou quatro dias é muito normal já faz tempo. Mas quem paga? Somos nós, os consumidores!

Questionei a Igedo, por e-mail, se houve espaço para marcas brasileiras nesta feira, mas até a publicação deste artigo, não havia obtido resposta. Em fotos no Facebook da feira, é possível identificar a presença da Schutz. Caso as questões enviadas à organização do evento sejam respondidas, publicaremos.

Edela Land

Edela Land é profissional da área de comércio internacional, executiva da empresa alemã Landed Services (www.landed-services.com).
Contatos: edela@landed-services.de

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.