A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, conta que, in loco, foram comercializados 160 mil pares que geraram US$ 2 milhões, 35% mais do que na feira do ano passado. Para Letícia, os resultados acima dos da edição de agosto de 2016 mostram um amadurecimento das marcas brasileiras no mercado norte-americano. “Apesar da queda nas exportações dos calçados brasileiros para os Estados Unidos (de 7,7% de janeiro a julho no comparativo com igual período de 2016) este ainda é o principal destino dos nossos embarques. O resultado positivo na feira demonstra que, com persistência, as marcas que seguem investindo estão colhendo resultados cada vez mais expressivos”, destaca a coordenadora, acrescentando que nos dias 17 e 18 de agosto a equipe da Abicalçados fará uma agenda em Nova York com o intuito de prospectar novas oportunidades de inserção das marcas brasileiras no país.
Mercado
Segundo maior mercado mundial do setor de calçados, com mais de 2,4 bilhões de pares consumidos no ano passado, os Estados Unidos são o principal destino do produto brasileiro desde os primeiros embarques. No ano passado, os varejistas norte-americanos compraram US$ 221 milhões em calçados brasileiros, 15% mais do que em 2015.