IFLS deve gerar US$ 6,2 milhões

14.08.2017 - Redação Jornal Exclusivo

As empresas brasileiras participantes da International Footwear and Leather Show (IFLS), em Bogotá, na Colômbia, comercializaram no evento mais de 140 mil pares, que geraram US$ 1,55 milhão. De acordo com relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o resultado deve chegar a US$ 6,2 milhões nos próximos meses, por conta de negócios alinhavados durante a mostra, realizada entre os dias 9 e 11 de agosto.

A participação de 27 marcas verde-amarelas foi viabilizada pelo Brazilian Footwear – programa de apoio às exportações de calçados mantido pela entidade, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Segundo a responsável pela Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, que acompanhou a ação, os números foram semelhantes aos registrados na mostra do ano passado. “As expectativas eram altas, o que acabou não se concretizando. De toda a forma, foi uma mostra importante, que deve inflar as exportações brasileiras em pelo menos mais 2,6 milhões de pares ao longo de 2017”, avalia, ressaltando que a feira mantém seu papel fundamental para a manutenção e ampliação da presença nacional no mercado colombiano.

Alice conta que uma das marcas que mais se destacou foi a Invoice, indústria de calçados femininos de Sapiranga/RS. Para Ronaldo Manfio, representante de exportação da empresa gaúcha, a Colômbia se mostrou um mercado de muitas oportunidades, com espaço para a projeção da marca. “O produto foi super bem aceito pelos compradores, que se surpreenderam com a coleção. A Invoice foi, inclusive, convidada pelo designer Herman Zajar, que participou do nosso seminário, para participar do desfile dele”, avalia Manfio.

A Anatomic Gel, indústria de calçados masculinos de Franca/SP, também aproveitou a feira para "sentir o mercado", conhecer compradores e entender de que maneira pode se colocar na Colômbia. Segundo Daniel Paludetto, gerente de exportação da empresa, a Colômbia é um dos mercados-alvo da marca e se mostra aberta aos calcados made in Brazil.

No mesmo caminho está a Petite Jolie, de Campo Bom/RS. A empresa de calçados femininos começou um trabalho com distribuidor local há um ano e está, aos poucos, conquistando o consumidor local. A trader da marca, Jéssica Bender comenta que os compradores ainda buscam o produto de couro mas que, aos poucos, estão se rendendo a outros materiais, prezando por questões como design, conforto e tendências de moda.

Participaram da IFLS as marcas Piccadilly, Beira Rio Conforto, Moleca, Vizzano, Molekinha, Modare Ultraconforto, Molekinho, Bottero, Verofatto, Schutz, Arezzo, Pegada, Anatomic Gel, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago, Grendene Kids, West Coast, Cravo & Canela, Stéphanie Classic, Kidy, Petite Jolie, Suzana Santos, Renata Mello e Invoice.

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