Calcenter comemora expansão pelo País

24.07.2017 - Lissandra Mendonça

Destaque Lojista da edição 2017 do Troféu Destaque e Garra de Ouro, o Grupo Calcenter Calçados tem uma história diferente da maioria das redes varejistas. Na contramão do que ocorre com grande parte das empresas – que busca crescer no Sudeste do País – iniciou seu processo de expansão pelas regiões norte, centro-oeste e sul, além de planos de entrada no Nordeste.

O grupo, que nasceu no Mato Grosso, em 1975, na cidade de Várzea Grande, é considerado um dos quatro maiores varejistas do Brasil e conta com as marcas Studio Z, Gabriela Calçados e a administradora de cartões Calcard. Em 2011, o casal de empreendedores Walma Brandão Zanatta e Mario Zanatta transferiu a sede da companhia para Palhoça/SC.

Presente em dez Estados, a Studio Z trouxe para o mercado calçadista o modelo de autosserviço, tornando-se referência na comercialização de multimarcas com sistema próprio. A primeira loja foi aberta com mais de 35 mil pares de calçados e sem vendedores. Todos os produtos ficam expostos em gôndolas e o cliente pode escolher o que lhe agradar, sua numeração, provar e ir ao caixa, sem precisar de alguém para lhe auxiliar, pois todo o estoque de produtos fica à disposição.

“Uma boa experiência não se restringe mais a um bom atendimento do colaborador, mas, sim, em entregar uma loja muito bem organizada, com um atrativo, boa comunicação interna, agilidade no pagamento, entre outros cuidados”, afirma o diretor comercial do Grupo Calcenter Calçados, Sandro Costa.

Mais de 2 mil empregos diretos

Atualmente, o Calcenter conta com 71 lojas da Studio Z e 11 da Gabriela Calçados em dez Estados (Paraná, Pará, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Acre, Amazonas e Tocantins). São mais de 2 mil empregos diretos, sendo cerca de 1.650 colaboradores nas lojas Studio Z e Gabriela, além de 350 nos centros Administrativo, de Distribuição e na Calcard.

A mais recente inauguração da marca foi em junho, na capital do Pará. Belém recebeu a quarta loja Studio Z, no IT Center. Com 1.050 metros quadrados, a unidade teve um investimento de R$ 3 milhões e a expectativa é de um crescimento de 23% no faturamento da rede até o final do ano.

Segundo o diretor comercial, seis lojas já foram inauguradas em 2017 e mais 11 devem ser abertas até o final do ano em várias regiões do Brasil. “Continuaremos acreditando no Brasil. Assim, vamos manter o nosso plano de expansão, levando a nossa proposta de valor, que é a acessibilidade à moda com preços baixos”, afirma Costa.

Administradora de cartão de crédito

Os negócios do Grupo Calcenter se expandem para além da venda de calçados. Há dez anos, a Calcard iniciou suas atividades em Cuiabá (Mato Grosso) com uma pequena equipe que administrava a carteira de crédito da corporação, com clientes das Lojas Gabriela e Studio Z Calçados. Entre 2008 e 2011, a empresa passou por um processo de crescimento por meio do lançamento da família de Seguros (Proteção Financeira Plus Premiável, Seguro Proteção Pessoal e Perda e Roubo Plus Premiável), aceitação e ampliação da rede de lojistas credenciados e inclusão de novos planos de parcelamento.

O Calcard é emitido nas lojas Studio Z e Gabriela Calçados, mas possui uma ampla rede credenciada, sendo aceito em 95 mil estabelecimentos de abrangência nacional, como Ricardo Eletro, Damyller, Walmart, Havan, Farmácias Pague Menos, O Boticário e rede de cinemas Cinépolis. O Calcard é responsável por 40% do faturamento das lojas do grupo, porém, mais de 50% vêm desses pontos credenciados que aceitam o cartão atualmente. Estes pontos devem virar 200 mil em 2017, segundo a empresa.

Mulheres na faixa dos 30 anos e com renda mensal que varia entre R$ 1,6 mil e R$ 4,5 mil são maioria entre os clientes do cartão, que hoje tem 2 milhões de usuários cadastrados, sendo 900 mil ativos. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina são os Estados com a maior base de clientes, correspondendo a 38%, 22% e 20%, respectivamente.

Relacionamento e credibilidade

Para o diretor comercial do Grupo Calcenter Calçados, Sandro Costa, o Prêmio Destaque é o reconhecimento do trabalho árduo de todos os colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. “Ficamos muitos felizes com essa conquista, isso nos motiva para continuarmos o nosso trabalho”, diz ele, completando: “Estamos na busca de mudar nosso patamar de relacionamento. Hoje já possuímos alta credibilidade e queremos sair do modelo transacional e chegar no relacional, buscando gerar valor em toda cadeia.”

Segundo o ranking das 300 maiores empresas do País, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo do Brasil, veiculado em agosto de 2016, o Grupo Calcenter Calçados ocupa a 32ª posição das maiores empresas nacionais do setor de moda, calçados e artigos esportivos. A companhia também foi eleita em 2016 como uma das 50 melhores para se trabalhar no mercado interno pela Great Place to Work.

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