Com a demora na queda das temperaturas, 85% dos lojistas indicaram que as vendas tinham sido prejudicadas até o começo da semana na cidade, com uma queda média de 33%. Em contrapartida, com a recente queda nas temperaturas, a expectativa dos lojistas cresceu: segundo 35% dos entrevistados, as vendas até o final da estação devem crescer uma média de 5,5%.
“Existe uma relação clara entre a queda de temperatura e o aumento nas vendas. Muitos lojistas aumentam estoques de peças de inverno e acabam não vendendo quando está mais quente. Quando o frio aumenta, cresce também a necessidade de comprar utensílios para aquecimento, que podem ser roupas ou até eletrodomésticos. Esses produtos também possuem um valor mais alto, o que favorece também os lojistas”, explica o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.
Queda de temperatura vem acompanhada de preços baixos aos clientes
As promoções também devem estar presentes nas vitrines das lojas: 62,9% dos entrevistados farão promoções, enquanto 22,9% vão oferecer descontos aos clientes, os quais devem ser de, em média, 35%.