O setor de franquias desponta como um dos mais bem-sucedidos no Brasil. O segmento conquista cada vez mais empresas calçadistas, em um contexto de otimismo, tendo registrado alta nominal de 9,4% no primeiro trimestre deste ano. Para apresentar ao mercado as oportunidades deste universo, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realiza a ABF Franchising Expo que, neste ano, aconteceu na última semana de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, com 400 expositores e 65 mil visitantes. Entre os destaques, o case da Usaflex, estreante na mostra, com seu modelo de negócios com faturamento médio de R$ 4,5 a R$ 8,5 mil/mês por m².
Segundo o CEO da companhia, Sérgio Bocayuva, a expectativa é de ampliar ainda mais os bons resultados. “Obtivemos crescimento de 17% nas vendas no primeiro quadrimestre do ano, comparado com 2016. Queremos fechar 2017 com 25% de alta, alcançar 341 unidades franqueadas até 2022 e duplicar a capacidade produtiva, elevando o faturamento de R$ 300 milhões, em 2016, para R$ 745 milhões até 2022”, revela.
Investimentos em mídia
Para Sérgio Bocayuva, a proposta de conforto, design e tecnologia dos produtos é um dos principais aspectos responsáveis pelos bons resultados. Além disso, a empresa investe em comunicação integrada nas mídias off e on-line para valorizar e ampliar a força da rede. Além dos veículos tradicionais, a companhia aposta na popularidade e alcance dos digital influencers em suas ações de marketing.
Paralelamente, a empresa implementou recentemente práticas de governança corporativa, incluiu programas de incentivo aos colaboradores e utilização de pesquisas e Inteligência de Mercado BI.
“Queremos oferecer uma nova experiência de compra às nossas consumidoras, ampliando a aderência do público mais jovem, de mulheres com idade entre 25 e 35 anos, que se dará através da oferta de produtos com inovação e moda”, pontua.
Gestão eficiente
Bocayuva complementa que a Usaflex tem uma operação 100% verticalizada, com modelo de baixa liquidação de produtos e rápida reposição de estoques, gerando assim, elevada rentabilidade ao franqueado.
PERFIL DA LOJA
O conceito apresentado pela Usaflex na ABF Franchising Expo tem aposta em um visual de loja minimalista e contemporâneo. O projeto arquitetônico exibe traços atemporais, com elementos pensados para gerar desejo de compras em diferentes perfis de público.
Aspectos do mobiliário, ambientação e fachada estão entre os diferenciais ressaltados pela empresa. Outro atrativo é o suporte oferecido aos franqueados, que inclui guias de compras, treinamentos in loco para as equipes das lojas, elaboração de metas estratégicas e apoio na gestão.
+ DETALHES
Investimento inicial: R$ 250 mil ou R$ 300 mil
Faturamento médio mensal: R$ 140 mil
Lucro líquido: 10% ou 15%
Prazo de retorno: 24 ou 36 meses
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Capital de giro: não informado
Royalties: 10%
Taxa de publicidade: 2%
Área mínima: 40 ou 60 m²
Número de funcionários necessários: 4 ou 8