Entidades brasileira e colombiana firmam acordo

11.07.2017 - Redação Jornal Exclusivo

O Brasil e a Colômbia estão ainda mais próximos. Isso porque na última semana, mais especificamente dia 4 de julho, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Associación del Calzado El Cuero y sus Manufacturas (Acicam) assinaram um acordo de cooperação entre entidades setoriais.

A iniciativa visa, principalmente, atingir um nível de experiência entre os países - que permita uma melhor integração na cadeia de produção da América Latina, além de expandir e melhorar as condições de emprego. Outro ponto importante é a introdução da cultura corporativa necessária para a implementação contínua de métodos e ferramentas que aproveitem o desempenho dos negócios com sustentação em longo prazo.

Na prática, o acordo deve qualificar as empresas através de intervenções de melhorias técnica, administrativa e comercial através de uma rede de coordenação de negócios e serviços com base nas diferentes habilidades de organização técnica e institucional entre ambos os países.

Perspectivas

Entre os resultados esperados, estão o aumento de 10% por ano na produtividade; 10% no aumento de mão de obra dentro de micro, pequenas e médias empresas; 3 mil intervenções para melhorias na produtividade e capacitação do setor; e maior participação no diálogo político bilateral. A avaliação desses indicadores será monitorada por pesquisa de linha de base e monitoramento de números, realizada a cada seis meses.

Superintendente da Assintecal, Ilse Guimarães avalia o projeto como um passo além da relação comercial. “A ideia é intensificar os laços de relacionamento e sair da ideia apenas de compra e venda. O que buscamos é criar uma identidade para os produtos brasileiros e colombianos e adequação de processos, gerando fortalecimento da produção bilateral em prol de ampliar nossa participação no mercado global.”

RAIO-X

Atualmente, a Colômbia é o terceiro maior produtor de calçados da América do Sul, fabricando mais de 88 milhões de pares por ano. O país também apresenta crescimento gradual, que deve atingir 3,8% em 2018. A nação vizinha ainda se destaca como o 7º principal destino das exportações do projeto de exportação By Brasil, com mais de US$ 3,2 milhões importados no primeiro trimestre de 2017 - um crescimento de quase 15% com relação às importações do mesmo período de 2016.

Para o presidente da Acicam, Luis Gustavo Florez, esse é o momento para estreitar a relação entre o Brasil e a Colômbia. “Estamos tendo o incentivo inicial de 162 mil euros do programa Al-Invest, convênio que se faz com investimentos da União Europeia para os próximos 12 meses. O estreitamento das relações entre Brasil e Colômbia dará, para nós, a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento das empresas de ambos os países”, afirma.

Ele também ressalta a importância da presença dos componentes brasileiros em sua nação. “A presença do setor de matérias-primas para moda do Brasil dará a chance de aprimorarmos nossa indústria e criarmos uma identidade única para os calçados colombianos. O Brasil é, hoje, referência na criação de design com identidade própria e isso se faz através do setor de componentes brasileiro através dos esforços da Assintecal”, acrescenta.

O valor total de recursos do convênio conta com 20% de contrapartida da Assintecal. O projeto ainda prevê estimular o mercado para maior inclusão das mulheres, atividades de melhoria de Gestão Ambiental para micro e pequenos empresários, a integração e cooperação com as instituições europeias, desenvolvimento tecnológico e incorporação de inovação, abordagem institucional, desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais, além da própria troca de experiências e o diálogo construtivo público-privado.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

MAIS LIDAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.