Vice-presidente da Assintecal, Gerson Berwanger resumiu o clima da edição como empolgante, depois de uma preparação de seis meses, com consultoria do Núcleo de Design da associação, responsável por indicar os caminhos da moda para a temporada fria do ano que vem. “Estamos em uma crescente”, avisa do dirigente. À frente da Bertex (Novo Hamburgo/RS), empresa especializada na produção de componentes com conceito artesanal, ele aposta em texturas, cartela invernal com marrons, beges, pretos e texturas de cabedais em crochê e jacquard.
Importantes nomes da indústria e do mercado da moda reservam espaço na agenda para ter contato com este universo particular de texturas, couros, tecidos, enfeites, laminados, entre outros detalhes necessários à fabricação de calçados e vestuário. Diretor industrial da Arezzo & Co (Campo Bom/RS), Cisso Klaus foi um dos nomes importantes do mercado a conferir o que estava à mostra no salão. Seu foco? “Buscar informação”, disse, suscinto.
Estrangeiros também estiveram em grande número no Inspiramais. Gozalo Orozco, da Colômbia, representa um grupo de centenas de lojistas e ficou encantado com o que viu. Inovação e design chamaram a atenção do varejista, em busca de maquinário e laminados. Orozco também esteve na Francal e pretende, em breve, trabalhar com calçado e matéria-prima Made in Brazil.